x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 476

Retenção de Impostos Federais (IR)

leonardo breno alves de oliveira

Leonardo Breno Alves de Oliveira

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 25 maio 2015 | 15:54

Boa tarde,

Pessoal e o seguinte:

Minha empresa emiti uma nota fiscal de R$1.000,00 para um cliente PJ, no qual reteve 1,5% DE IR, logo assim minha empresa recebeu R$ 985,00 que seira o valor da nota fiscal menor a retenção de IR, perfeito? então minha empresa aproveitou o credito de R$ 15,00 de foi retido, ate agora perfeito, só que fui fazer consulta no e-cac na RECEITA FEDERAL e percebi que meu cliente, não pagou os R$15,00 e também não informou na Dirf que reteve esse valor da minha empresa.

Nesse caso como proceder? tenho que fazer lançamento de perda de credito na minha empresa desse credito que tinha e o cliente não informou a receita? como proceder?

Rafael Salgado

Rafael Salgado

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 25 maio 2015 | 16:41

Leonardo, Boa Tarde!


Se você emitiu a NF correta e informou a devida retenção no ECF-Contribuições, que está pendente com o fisco é o seu cliente e não você. Mas mesmo assim, aconselho você entrar em contato com seu cliente e questionar sobre a retenção que não houve.

Grato!

Atenciosamente,
   
Rafael Salgado
Contador, Administrador e Consultor Tributário
CRC/PA nº 020846/O-0
Celular: (91) 98288-8482
e-mail: [email protected]
Antes de imprimir pense em sua responsabilidade e compromisso com o MEIO AMBIENTE!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.