x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 1.055

IRPF: Declaração em Separado vs Renda de Aluguel pago por PJ

Flavio Valeo

Flavio Valeo

Iniciante DIVISÃO 1, Agente Viagem
há 9 anos Sexta-Feira | 29 maio 2015 | 13:04

Olá, Prezados!

Tenho uma questão - Declaração de casal em Separado X Aluguel de PJ:

Em caso de renda de aluguel pago por Pessoa Jurídica (PJ) quando esta PJ emite Informe de Rendimentos constando 50%-50% para cada cônjuge,
ainda assim é legalmente possível optarmos por declarar 100% dessa renda em nome de apenas um dos cônjuges? (mesmo enfrentando malha fina)

Declarei assim 100% em nome da minha esposa mas caí na malha fina neste IPRF2015.
Agora não sei se espero só próximo ano pra resolver (eu teria a restituir) ou retifico agora mesmo, voltando para os 50%-50% e ser penalizado na tributação.

Será que devemos sempre declarar EXATAMENTE conforme Informe emitido pela PJ (nesse caso 50%-50%) e não tem jeito que não seja alterar/aditivo no contrato de aluguel para a PJ fazer constar 100% a um conjuge?

Muitíssimo grato
pelas ajudas que vierem!

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 9 anos Sábado | 30 maio 2015 | 19:57

Boa noite Flavio

Na DIRPF de um dos dois cônjuges pode/deve ser informado 100% dos bens e direitos (comuns) havidos no regime de comunhão de comunhão de bens.

Entretanto, os rendimentos permanecem separados, ou seja, cada um declara os seus.

...

Mauricio Aparecido das Neves

Mauricio Aparecido das Neves

Ouro DIVISÃO 1, Analista Sistemas
há 9 anos Sábado | 30 maio 2015 | 21:05

Boa Noite Flávio

A Receita Federal vai cruzar a sua declarção pf com a dirf informada pela PJ que lhes pagou o aluguel, vai faltar o rendimento de sua parte informado na dirf pela Empresa.

Sem documentação e maiores detalhes, nós que estamos de fora, não sabemos a situação do prédio locado, mas existe a possibilidade de você pedir para a empresa retificar a dirf e informar toda a renda para a sua esposa, ai você não precisaria retificar a sua declaração, mas é só uma possibilidade precisa checar a situação do contrato de aluguel e em nome de quem está os imóveis.
A outra possibilidade, como você ja suscitou, deixar a dirf como está e retificar a sua declaração, ai né, como vai aumentar a renda, você deve pagar imposto.

Espero ter ajudado

O conhecimento move o mundo, não fique ai parado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.