x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 7

acessos 35.748

UMA PESSOA QUE NAO TEM CRC PODE SER ANALISTA?

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 10 julho 2008 | 13:49

Boa tarde Georgito.


Partindo do princípio de que somente pessoas legalmente habilitadas podem exercer tarefas contabeis, tanto nos escritórios que prestam serviços, como nas empresas, poderemos concluir que não pode. Os CRCs fiscalizam, se encontrarem pessoas não habilitadas exercendo tais tarefas, a empresa ou escritório sofrerá punições.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 10 julho 2008 | 18:41

Boa noite, Georgito,

Luiz José, me ajude se minha opinião não estiver de acordo com a Lei, vou dar uma sugestão, creio que você poderá registrar como Auxiliar de Analista Contábil, pois a responsabilidade da análise final terá a aprovação de uma pessoa legalmente habilitada.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 10 julho 2008 | 23:24

Boa noite Gilberto.


Eu até concordo que na pratica, isto possa ocorrer, mas não é correto, senão vejamos. A resolução 825 do CFC, lá no seu capitulo 20 reza o seguinte:

Art. 20 - O exercício de qualquer atividade que exija a aplicação de conhecimentos de natureza contábil constitui prerrogativa dos Contadores e dos Técnicos em Contabilidade em situação regular perante o CRC da respectiva jurisdição, observadas as especificações e as discriminações estabelecidas em resolução do CFC.

§ 1º - Por exercício profissional entende-se a execução das tarefas especificadas em resolução própria, independentemente de exigência de assinatura do contabilista para quaisquer fins legais.

Ora, convenhamos que Análise Contabil é uma tarefa que exige profundos conhecimentos da Ciência Contábil, portanto não pode ser exercida por leigos, por força do artigo acima citado.

Portanto, poderá até registrar um leigo como auxuliar contabil, mas se a fiscalização pega, a empresa com certeza será punida.

Eu sei que na prática a coisa não funciona a contendo, mas que é um erro é.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 16 anos Sexta-Feira | 11 julho 2008 | 08:15

Bom dia Luiz José,

Realmente na prática temos muitas pessoas capacitadas pela sua experiência que fazem trabalhos técnicos muito bem e outras pessoas capacitadas pelos órgãos competentes através dos cursos específicos que ainda não executam e não adquiriram tamanho conhecimento. Estou dizendo isto não só na área contábil, mas muitas outras áreas técnicas.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 16 anos Sexta-Feira | 11 julho 2008 | 08:15

Resumindo Georgito, NÃO PODE!!

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
André Zenari Neto

André Zenari Neto

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 21 maio 2012 | 12:37

Boa Tarde!

Então quer dizer que estudantes de contabilidade que estão no ultimo ano do curso 8° semestre que já trabalham na área a alguns anos não podem ser analista contábil por ainda não possuírem CRC? Eles tem que ser registrados como auxiliares e nem isso?

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 21 maio 2012 | 18:13

Boa tarde André!

Exatamente isso mesmo, para exercer a função de Analista Contábil precisa ser habilitado na área contábil, como Técnico ou Bacharel em Ciências Contábeis com situação regular perante o CRC de sua jurisdição.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.