x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 6

acessos 3.579

[SIMPLES NACIONAL] como passei de 6% para 19,5% de imposto?

Marcelo Silva

Marcelo Silva

Iniciante DIVISÃO 1, Proprietário(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 10 junho 2015 | 19:21

Caros,

Sou um tanto quanto leigo em se tratando de contabilidade, por isso resolvi recorrer à ajuda de vocês. Vamos lá:

Tenho uma empresa optante do Simples Nacional, CNAE 6201-5/00 (DESENVOLVIMENTO DE PROGRAMAS DE COMPUTADOR SOB ENCOMENDA) desde 2007. Pagava, desde sempre, 6% de imposto (2% de ISS + 4% de alguma outra coisa que não sei direito).

Nos últimos dois meses, notei que o boleto que pago todo mês (DAS) subiu muito de valor. Ao questionar meu contador ele foi à Receita e me retornou informando que estava tudo OK. Que minha empresa é tributada conforme o Anexo V e por isso pagava 17,5% de impostos (IRPJ + CSLL) mais os 2% de ISS.

Pesquisei bastante e vi que isso procede. No entanto, como é que eu sempre paguei 6%??? A tempo: não tenho funcionários e nunca extrapolei o limite mínimo anual de R$ 180.000,00 para mudar de alíquota. Mesmo assim, se está tudo correto, eu deveria pagar 17,5 + 2% desde sempre e não somente a partir de Maio deste ano, correto?

Agradeço se alguém puder me ajudar a esclarecer esta pequena dúvida.

Abs,

Henrique

Henrique

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 10 junho 2015 | 20:36

sua duvida é sobre o anexo que esta enquadrado sua empresa???
6201-5/00
utilize a ferramenta daqui do fórum https://www.contabeis.com.br/ferramentas/simples-nacional/

se entendi bem o que relatou

Pesquisei bastante e vi que isso procede. No entanto, como é que eu sempre paguei 6%??? A tempo: não tenho funcionários e nunca extrapolei o limite mínimo anual de R$ 180.000,00 para mudar de alíquota. Mesmo assim, se está tudo correto, eu deveria pagar 17,5 + 2% desde sempre e não somente a partir de Maio deste ano, correto?


pois bem se o cnae sempre deveria ser tributada pelo V, mas todo desse tempo foi tributada pelo anexo III (3) há um grande imposto devido pois a diferencia pode ser cobrada pela receita federal.

agora me surgir uma pergunta quem era que fazia o PGDAS-D todo mes?
caso seja seu contador verifique com ele, qual base legal ele usou para fazer a tributação?

atenciosamente;

Henrique


http://www.achehenrique.net

Sidney Costa

Sidney Costa

Ouro DIVISÃO 2, Analista Sistemas
há 9 anos Quarta-Feira | 10 junho 2015 | 22:53

No Anexo V existe o fator R, onde você deve informar mensalmente o que é gasto com a folha de salário.

Quanto maior a folha de salário em relação a suas receitas, menor será o seu Simples a pagar.

Se você não informar quanto gasta em salário a alíquota do Anexo V vai pras alturas.

Fabrício

Fabrício

Bronze DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 10 junho 2015 | 23:06

Olá Marcelo.

Estranhei você conseguir recolher tão pouco até então.

Sou analista de sistemas, além de técnico em contabilidade. Tenho uma empresa desde 2003, de desenvolvimento de sistemas, e no momento está inativa. Até 2012, mantive em um escritório de contabilidade e não me envolvia muito. Comecei a me atualizar no final do ano passado, mas meu contador sempre manteve a empresa como lucro presumido, recolhendo +- 13%, justificando que empresa de software era enquadrada como consultoria e não poderia ser simples.

Pelo que sei, agora pode ser enquadrada no simples (desde Janeiro), mas teria aumento de alíquota (16,93%). Então, mantive no presumido.

Converse com seu contador, pois pode ter ocorrido um erro. Se descobrir uma base legal para redução impostos, me avisa, pois tenho interesse. rs

Abraço,

Fabrício

Marcelo Silva

Marcelo Silva

Iniciante DIVISÃO 1, Proprietário(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 11 junho 2015 | 00:04

Olá Henrique,

Sim, utilizei a ferramenta e ele aponta o Anexo V. Meu contador me informou o mesmo.
Sobre o imposto devido: Diante do que tenho lido nos últimos dias, tenho quase certeza disso! :(
Sobre o PGDAS-D: quem faz todo mês é meu contador.

Fabrício,

Creio que houve erro (grave) do meu contador. Aliás, do meu antigo contador: o atual está comigo há apenas 1 ano. Pelo que tenho lido até então, não tem explicação essa alíquota de 6%. Era pra ser 17,5% + 2% desde sempre.

Caros, muito obrigado pelo retorno de todos. Estou cada vez mais convencido de que meu contador antigo fez uma lambança. Verei mais detalhes em reunião com o atual contador.

19,5% é uma pancada. De "Simples" não tem nada rsrsrs... Tem como pagar menos que isso?

LEONARDO

Leonardo

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 12 junho 2015 | 10:37

Olá Marcelo,

Ao conversar com seu contador, peça para que ele faça uma simulação (planejamento tributária) como se você fosse recolher os impostos com base no lucro presumido.

A Carga tributária nesse regime é de aproximadamente 13,33%. Sendo:

PIS - 0,65%
COFINS - 3%
IRPJ - 4,8%
CSLL - 2,88%
ISS - de 2% à 5%.

Como você não tem funcionários, acredito que vai compensar.

Atenciosamente,

Leonardo Borges

"O importante é ganhar. Tudo e sempre.
Essa história de que o importante é competir não passa de pura demagogia"

Ayrton Senna.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.