x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 6

acessos 3.579

[SIMPLES NACIONAL] como passei de 6% para 19,5% de imposto?

Marcelo Silva

Marcelo Silva

Iniciante DIVISÃO 1, Proprietário(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 10 junho 2015 | 19:21

Caros,

Sou um tanto quanto leigo em se tratando de contabilidade, por isso resolvi recorrer à ajuda de vocês. Vamos lá:

Tenho uma empresa optante do Simples Nacional, CNAE 6201-5/00 (DESENVOLVIMENTO DE PROGRAMAS DE COMPUTADOR SOB ENCOMENDA) desde 2007. Pagava, desde sempre, 6% de imposto (2% de ISS + 4% de alguma outra coisa que não sei direito).

Nos últimos dois meses, notei que o boleto que pago todo mês (DAS) subiu muito de valor. Ao questionar meu contador ele foi à Receita e me retornou informando que estava tudo OK. Que minha empresa é tributada conforme o Anexo V e por isso pagava 17,5% de impostos (IRPJ + CSLL) mais os 2% de ISS.

Pesquisei bastante e vi que isso procede. No entanto, como é que eu sempre paguei 6%??? A tempo: não tenho funcionários e nunca extrapolei o limite mínimo anual de R$ 180.000,00 para mudar de alíquota. Mesmo assim, se está tudo correto, eu deveria pagar 17,5 + 2% desde sempre e não somente a partir de Maio deste ano, correto?

Agradeço se alguém puder me ajudar a esclarecer esta pequena dúvida.

Abs,

Henrique

Henrique

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 10 junho 2015 | 20:36

sua duvida é sobre o anexo que esta enquadrado sua empresa???
6201-5/00
utilize a ferramenta daqui do fórum https://www.contabeis.com.br/ferramentas/simples-nacional/

se entendi bem o que relatou

Pesquisei bastante e vi que isso procede. No entanto, como é que eu sempre paguei 6%??? A tempo: não tenho funcionários e nunca extrapolei o limite mínimo anual de R$ 180.000,00 para mudar de alíquota. Mesmo assim, se está tudo correto, eu deveria pagar 17,5 + 2% desde sempre e não somente a partir de Maio deste ano, correto?