x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 623

Retificação Imposto de Renda 2014/2015

Ranna Katy

Ranna Katy

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 19 junho 2015 | 10:54

Recebi um cliente (empresário) no meu escritorio, pedindo pra eu verificar se o Imposto de renda estava correto. Eis a seguinte situação:
-Cliente não faz retirada de pro-labore
-Tem um carro pago
-Tem um financiado (pagando)
-Tem empréstimos a pagar

No imposto dele, feito pelo o outro contador, so tem o seguinte:
- 600,00 mensais - recebidos de pessoa juridica
- 1500,00 mensais - recebidos de pessoa fisica

O que eu posso aconselha-lo? Fazer a retificação, colocando os carros e os financiamentos? Mas como ele vai ter condições de pagar, apenas com esse valores mensais?

Valdir Rocha dos Santos

Valdir Rocha dos Santos

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 19 junho 2015 | 11:13

Olá Ranna,

Quem tomou empréstimos ou emprestou dinheiro acima de R$ 5.000 em 2014, seja envolvendo um amigo ou um banco, precisa declarar isso no Imposto de Renda.

Para quem tomou empréstimo, a operação deve ser informada na ficha "Dívidas e Ônus Reais", informando a natureza da dívida, o nome e CPF ou CNPJ do credor.

Provavelmente ele não irá pagar Imposto, pois não atingiu o limite de R$ 26.816,55


ELIZETE FATIMA DALL AGO DA SILVA

Elizete Fatima Dall Ago da Silva

Prata DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 19 junho 2015 | 11:25

oi, Ranna,

O correto é informar toda situação deste cliente perante a Declaração.
MAS, voce terá que analisar os rendimentos , de onde são provenientes, com os informes, se de empresa terá que ser comprovado com o informe de
rendimentos, se for de pessoa fisica atraves de informe de aluguéis ou outra fonte.
Voce pode se tiver condicões retificar, mas terá que ter todas as informações cabiveis para isso, ou deixar para declarar ano que vem com todos os
detalhes, os bens que possui e que esta pagando.
As dividas, tbem, pois o banco informa atraves do informe anual, ei e so declarar na ficha como disse nosso colega acima o Valdir.
Voce devera expor ao seu cliente se seu rendimento consegue suportar todas as suas despesas, que paga e como tambem a sua manutenção.
Talvez devido a isto que o contador antigo não tenha declarado os bens que ele possui, porque falatava caixa para isto.
Qualquer dúvida, nos procure.

Elizete

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.