x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 3.231

Retificação de DAS/Faturamento errado

Patricia Santos Machado

Patricia Santos Machado

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 30 junho 2015 | 22:42

Boa noite colegas, se puderem por favor me ajudem na seguinte questão:

Informei valores errados de faturamento no mês 05/2015 e o cliente já pagou a das.
O faturamento correto foi menor do que o informado.
A preocupação é a seguinte: já retifiquei o período tudo OK.
Constam as duas apurações, a primeira que foi errada e a segunda que foi correta.
Entretanto no extrato continua aparecendo o valor informado erroneamente.
A preocupação não é com a restituição do valor pago a maior, mas sim com o limite da receita bruta, que com o valor informado primeiramente errado, ultrapassa o limite de R$ 3.600.000,00, o que excluiria a empresa do simples nacional.
A correção já foi feita e o valor já baixou.

Pergunto: ao fechar o mês 06/2015 será considerado o valor correto da retificação mesmo que não conste no extrato?

Obrigada!

Renan Caxilé

Renan Caxilé

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 1 julho 2015 | 08:53

Bom dia,

Patricia Santos Machado

No caso o extrato no portal do simples irá apresentar os diversos valores informados de receita e ou os Recálculos de DAS solicitados.
porém o que será considerado para o limite do simples será os valores informados na receita no momento da apuração, se você consultar
na guia do simples nacional que mostra o faturamento dos últimos doze meses verá que constará o último valor informado.
Sei que não é o objeto de sua pergunta mas o valor pago a maior poderá ser compensando em DAS vencido.

Atenciosamente

Renan Caxilé
Consultor Contábil / Fiscal
Formação em Andamento em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará

Patricia Santos Machado

Patricia Santos Machado

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 1 julho 2015 | 13:12

Oi Renan boa tarde!

Primeiramente gostaria de agradecer pela resposta.

Mas ainda não ficou totalmente claro, se puder continuar a me auxiliar.

Como você mencionou, o extrato somente mostra o primeiro valor apurado - que é o errado.

Independente deste valor, tenho a declaração retificadora do período com o valor correto.

Quando eu fechar o mês de junho, com o valor do faturamento, mostrará na relação dos 12 últimos meses, o valor retificado referente ao mês 05, foi isso que eu entendi, certo?

Diga que sim, rs..

Wiliam Costa

Wiliam Costa

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 9 anos Quarta-Feira | 1 julho 2015 | 13:48

Olá Patricia,

A exclusão do Simples Nacional não é automática, e o valor de 3.600.000,00 refere-se ao ano calendário e não dos últimos 12 meses. Provavelmente o sistema do PGDAS irá considerar o valor correto, ou seja, o da retificação. No extrato de maio é considerado os últimos 12 meses, com exceção do próprio mês que ocorre a apuração. Sugestão: faça uma simulação para ver como o sistema efetuará o cálculo.

Att,

Wiliam

Patricia Santos Machado

Patricia Santos Machado

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 1 julho 2015 | 14:15

Boa tarde Willian!

Foi exatamente isso que eu fiz.
O sistema considera o valor retificado.
O que é excelente, pois eu já achei que estivesse enfartando aqui.

Muito obrigada pela atenção.

Abraços a todos e boa sorte sempre!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.