x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 594

Mudança Simples Nacional

Matheus de Sá Oliveira

Matheus de Sá Oliveira

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Tributário
há 9 anos Sábado | 4 julho 2015 | 09:53

Bom dia!
Acredito que a maioria já tenha lido sobre a mudança no Supersimples do aumento dos valores para enquadramento no regime tributário que passou de R$ 360 mil para R$ 900 mil (anual) para microempresas e de R$ 3,6 milhões para R$ 14,4 milhões (anual) para pequenas empresas.

Eu não encontrei nenhuma modificação na tabela de anexos do Simples, fiquei um pouco na dúvida. Se o faturamento anual foi ampliado então as alíquotas vão mudar, certo? Bom, pelo menos foi o que imaginei, por exemplo: no anexo I (Comércio) a alíquota para faturamento até R$ 180.000,00 é de 4,0%, mas com essa mudança drástica nas regras de enquadramento no que se diz respeito a faturamento anual a tabela não vai continuar com o limite máximo de R$ 3.600.00,00 (que é a ultima faixa, com a alíquota de 11,61%) e sim R$ 14.400.000,00.

Não sei se entenderam muito bem minha pergunta, mas fico no aguardo de saber se haverá uma nova tabela atualizada (se já houver e eu não tiver achado me mandem por gentileza) na relação lucro anual x alíquota do Simples Nacional.

Obrigado desde já!

Danilo Zanon dos Santos

Danilo Zanon dos Santos

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Sábado | 4 julho 2015 | 10:10

Matheus de Sá Oliveira bom dia!

Acredito que você não entendeu bem a matéria. Acontece que muitas notícias são divulgadas e se não lidas com muita atenção, faz com que nos enganemos. Essa Lei foi aprovada sim. Mas foi aprovada pela Comissão Especial que estuda mudanças para o Simples Nacional.

Agora ela vai para a Câmara dos Deputados, que precisa aprová-la. Então não há nada certo e efetivo ainda, enquanto não for votada, aprovada e no fim sancionada pela Presidente.

Segue o link da matéria para você ler: www2.camara.leg.br

Danilo Zanon dos Santos
Contador e Empresário
Zanon Assessoria Contabil
Site: https://www.zanoncontabil.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/zanoncontabil
Umberto Mallmann

Umberto Mallmann

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Sábado | 4 julho 2015 | 11:56

Olá Diego, Matheus e Danilo!

A proposta aprovada, é muito boa. Apesar de haver a oneração de alguns setores, principalmente serviços, estas medidas são aguardadas a muito tempo.

Mesmo com um ministro da pequena e micro empresa, não acredito que a matéria tenha a simpatia do Governo e da Receita Federal. Em tempos de vacas magras, abrir mão de arrecadação para beneficiar empresas não é uma medida simpática ao governo. Me lembro da briga que foi, o aumento no
limite de faturamento autorizado na LC 139/2011. Videm também as mudanças propostas nas regras da desoneração da folha de pagamento.

Só nos resta aguardar.

Umberto

Umberto Mallmann
Contador - CRC/RS 73.020
Malcon Contabilidade - [email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.