x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 46

acessos 22.062

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Domingo | 10 outubro 2010 | 11:37

Caro Saulo, bom dia.

Primeiramente saiba que seus ensinamentos são sempre bem recebidos e aproveitados por todos aquí do Forum (especialmente por mim), motivo pelo qual não vejo cabimento no seu pedido de desculpas, afinal nós é que temos que agradecê-lo pelas costumeiras,fundamentadas e sábias postagens.

No tópico acima, expus meu ponto de vista de forma prática e voce oportunamente o complementou com a sua habitual fundamentação, embasamentos esses que complementaram minha resposta, no qual lhe fico grato, pois quem ganha com tudo isso é a Lisaura e os usuários em geral.

Saulo, abraço,

Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Umberto Mallmann

Umberto Mallmann

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 14 fevereiro 2011 | 08:03

Bom Dia Saulo!

Em sua postagem de 2010, com relação a entrega do SPED Contábil, no caso das cooperativas de trabalho, elas estão obrigatoriamente sujeitas a apuração do IR pelo Lucro Real Trimestral.

Pelo fato de não serem sociedades empresárias, estão dispensadas da ECD.

Agora com relação a a EFD, uso a mesma analogia? A dispensa também é válida neste caso?

Grato pela atenção,
Umberto

Umberto Mallmann
Contador - CRC/RS 73.020
Malcon Contabilidade - [email protected]
Ana Paula Andrade

Ana Paula Andrade

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 16 fevereiro 2011 | 11:06

Gostaria de entender melhor o SPED Fiscal Pis-Cofins: nós contadores teremos que adquirir um programa de computador que molde as informações no formato exigido pela Receita Federal e usar o programa validador fornecido por ela para validar e transmitir os dados?

É difícil aceitar que o governo exija informações cujo custo de fornecê-las seja do contribuinte, mas por outro lado é bom porque aqueles "contadores" que mal sabem fazer um darf terão que sair do mercado...
Digo que o custo é do contribuinte porque é lógico que ele será repassado aos clientes.

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 16 fevereiro 2011 | 13:37


Ana Paula, boa tarde.

Os sistemas (ou a maioria deles) já estão aptos a recepcionar, validar e transmitir dados do SPED Fiscal Pis-Cofins.

O que entendo é que os lançamentos deverão ser feitos no estabelecimento do cliente (afinal, o ponto de partida serão as notas fiscais de entradas).

Dessa forma, há tendência de migração do contador para o estabelecimento do cliente na fase de transição e que o segundo tenha pessoa altamente capacitada para preencher corretamente todos os dados indispensáveis para geração do arquivo.

Na verdade, alguém que entenda muito de depto fiscal e um outro tanto sobre impostos, e porque não dizer, alguma coisa de contabilidade.

E pelo que entendo, tudo finalizará com o escritório de contabilidade importando os arquivos para transmissão ao fisco.

Num primeiro momento, o (a) profissional contábil ficará de cabelo em pé, mas quando a coisa estiver andando, praticamente toda a escrituração fiscal será feita no cliente, com mão de obra própria.

Sem dúvidas, um novo tempo está surgindo para nós profissionais da área.

Att

Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
LISAURA APARECIDA VIRGILIO

Lisaura Aparecida Virgilio

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 16 fevereiro 2011 | 16:07

Amigos boa tarde, sobre o assunto realmente esta nos dx de cabelo em pe, felizmente um cliente Supermercado meu, contratou um consultor tributarista e esta dando treinamento no supermercado, e com isso me convidou para receber o mesmo, olha amigos esta me abrindo a cabeca, e sem contar que as pessoas envolvidas na empresa estao recebendo um treinamento fiscal.
O consultor ainda me alertou que devido a grande parte fiscal que sera feita, como nosso amigo acima Hugo falou toda a escrituracao sera feira pelo cliente, assim ele me orientou a sair mais de meu escritorio e partir para uma aprocimacao a mais com os clientes em especial Lucro Real e Presumido. Os motivos estao ficando claros dependendo do tipo de cliente ou valor cobrado pelo profissional contabil, ficaria mais barato ao cliente se contrar um contador internamente. Por isso estouseguindo a risca a informacao do Consultor, estou visitando mais os clientes, em especial os de lucro real e presumido, e ja notei uma certa melhora na receptividade de meus clientes. E amigos nosso amigo Hugo tem plana razao um novo tempo esta surgindo para nos Contadores. Abracos.

bruna S.

Bruna S.

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 13 anos Terça-Feira | 19 abril 2011 | 09:26

Bom dia gente,

Minha dúvida é a seguinte: Tenho uma empresa no Lucro Real que foi aberta em 01/2011, porém não teve nenhum faturamento até então, a partir deste mês começará a emitir notas de Venda e Prestação de Serviço, portanto deverei até dia 05/junho transmitir essas informações ?
Vou ter que transmitir o SPED - PIS/COFINS e também SPED - IPI/ICMS?
E caso a empresa só tenha emitido nota de Prestação de Serviço, também terei que transmitir os 2 SPEDS?
E os meses que não tiveram Receita, devo transmitir zerado?

Obrigada pela ajuda!

Maria Claudia Schwaigert

Maria Claudia Schwaigert

Prata DIVISÃO 4, Consultor(a)
há 13 anos Terça-Feira | 19 abril 2011 | 17:00

Boa Tarde Bruna,

O SPED Fiscal depende de cada estado. Verifique da Fazenda do estado onde se encontra a empresa e veja se está listado nas obrigações do Sped Fiscal para este ano.

Se for obrigado ao Sped Fiscal e não tiver movimento, mesmo assim deverá entregar.

Quanto ao Sped Pis Cofins, as empresas com acompanhamento economico tributário diferenciado iniciam a entrega a partir da referencia de Abril de 2011. Para as demais empresas do Lucro Real, como é o seu caso, a competência é Julho de 2011.

Maria Claudia Schwaigert
bruna S.

Bruna S.

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 13 anos Quarta-Feira | 20 abril 2011 | 08:58

Bom dia Gente,

Maria, não tinha prestado atenção nisso, agora está bem claro, obrigada.

I - em relação aos fatos geradores ocorridos a partir de 1º de janeiro de 2011, as pessoas jurídicas sujeitas a acompanhamento econômico-tributário diferenciado, nos termos da Portaria RFB nº 2.923, de 16 de dezembro de 2009, e sujeitas à tributação do Imposto sobre a Renda com base no Lucro Real;
II - em relação aos fatos geradores ocorridos a partir de 1º de julho de 2011, as demais pessoas jurídicas sujeitas à tributação do Imposto sobre a Renda com base no Lucro Real;
III - em relação aos fatos geradores ocorridos a partir de 1º de janeiro de 2012, as demais pessoas jurídicas sujeitas à tributação do Imposto sobre a Renda com base no Lucro Presumido ou Arbitrado.


Então a partir de Julho/2011, como a empresa é do Lucro Real sem regime tributário diferenciado, irei começar a transmitir o EFD - PIS/COFINS. Correto?

Em relação à EFD - ICMS/IPI, consultei pela RESOLUÇÃO SEFAZ 242/09 daqui do RJ e minha empresa não está na relação de CNAES obrigados.
Então também não precisarei, por enquanto, transmitir o EFD - PIS/COFINS, certo?

Então vou proceder normalmente sem ter que me preocupar com o SPED.

E me tire só mais uma dúvida, no SPED a gente também lança nota de Prestação de Serviço? Porque aqui já é eletrônica.

Muito obrigada

Maria Claudia Schwaigert

Maria Claudia Schwaigert

Prata DIVISÃO 4, Consultor(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 20 abril 2011 | 09:19

Olá Bruna,

Se a empresa é do Lucro Real, independente de ser obrigada ao Sped Fiscal, deverá entregar o Sped PIS COFINS, a partir de julho, então, pode começar a se preocupar sim!

Para o Sped PIS COFINS, devem ser apresentadas os lançamentos que são geradores de receitas, no seu caso, notas de prestação de serviço e também os documentos que geram crédito para estes tributos.

Maria Claudia Schwaigert
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Quarta-Feira | 20 abril 2011 | 13:51

Boa tarde Bruna,

...e por falarmos em preocupação com o SPED, preocupe-se também com a elaboração do FCont (Controle Fiscal Contábil de Transição) que passou a ser obrigatório independentemente do fato de a empresa tributada pelo Lucro Real ter (ou não) registros contábeis com base em métodos e critérios trazidos pela Lei 11638/2007 que a obrigaria ao RTT (Regime Tributário de Transição).

Isto porque a IN RFB 1139/2011 deu nova redação ao § 4º da Artigo 8º da IN RFB 949/2009 ao dispor que:

§ 4º A elaboração do FCONT é obrigatória, mesmo no caso de não existir lançamento com base em métodos e critérios diferentes daqueles prescritos pela legislação tributária, baseada nos critérios contábeis vigentes em 31 de dezembro de 2007, nos termos do art. 2º.

Nota
Para elaboração do FCont será necessária a adoção do Plano de Contas Referencial editado pela Receita Federal.

...

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Quinta-Feira | 26 maio 2011 | 15:36

Boa tarde Dilson

O Programa gerador/validador do Controle Fiscal Contábil de Transição (FCont) referente ao ano-calendário 2010 ainda não foi disponibilizado pela Receita Federal.

Em termos gerais estão obrigadas a elaboração e entrega do Sped Fiscal EFD ICMS e IPI as empresas sujeitas a estes impostos, entretanto o inicio da vigência da obrigatoriedade é determinada pelo Estado.

Vale dizer que você deverá consultar a legislação de seu estado para obter a certeza que precisa.

...

MARINES SANTOS

Marines Santos

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 15 dezembro 2011 | 08:20

Bom dia,
Gente estou muito preocupada com o Sped Pis/Cofins,
minha empresa é Lucro Presumido, li muito sobre o tema, mas
ainda tenho muitas dúvidas,
o Valida é o mesmo será? tanto p/ L. Real quanto Presumido?
Eu baixei o arquivo e fiquei totalmente perdida com o tanto de informações que pede....

Abç

Tudo posso naquele que me fortalece!!!!
Mercino Monteiro

Mercino Monteiro

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 15 dezembro 2011 | 09:32

Bom dia Marines Santos aqui no Rio as associações e sindicatos tanto de comércio quanto de Contabilistas estão disponibilizando cursos e palestras sob o assunto.
Veja se na sua cidade há alguma dessas opções.

MARINES SANTOS

Marines Santos

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 15 dezembro 2011 | 09:46

Bom dia Mercino Monteiro,
o CRC aqui de cascavel tb disponibilizou curos,
mas apenas teóricos,
na hora em q vai gerar o arquivo tem duvidas e não há como sana-las,
precisavamos de cursos práticos!!!

Att:

Tudo posso naquele que me fortalece!!!!
Página 2 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.