x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 544

Ganho de Capital

ANA MARIA DO CARMO TOLEDO

Ana Maria do Carmo Toledo

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 14 julho 2015 | 18:01

Olá! boa tarde!
Tenho uma dúvida quanto a Ganho de Capital. O contribuinte comprou um terreno com uma sócia e fez a construção de 02 casas sobrepostas em sociedade com a mesma pessoa, com o intuito de obter lucro nesta operação. Nas Declarações anteriores era informado o valor da compra do terreno e o CPF dos 02 contribuintes e sua condição de sócios.
Na apuração de Ganho de Capital, é possível efetuar o recolhimento apenas de 01 sócio?
Pois o outro continuou no ramo e realizou outra compra no prazo de 180 dias, portanto fica isento do Ganho de Capital.
Grata pela atenção.
Ana Toledo.

SALVADOR CÂNDIDO BRANDÃO

Salvador Cândido Brandão

Ouro DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 9 anos Terça-Feira | 14 julho 2015 | 19:56

Apesar de um pouco confusa a pergunta podemos inferir que a "sociedade" era na base de 50% para cada um e contribuíram com os mesmos valores na construção.

Neste quadro quando da venda cada um vai apurar seu resultado.

O que possui 50%, se aplicou em outro imóvel residencial está isento, desde que não tenha efetuado outra operação nos últimos 5 anos.

O outro na mesma proporção e que ficou com o dinheiro vai pagar o imposto somente de sua parte proporcional.



Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 9 anos Terça-Feira | 14 julho 2015 | 20:25

Boa noite Ana

Nas Declarações anteriores era informado o valor da compra do terreno e o CPF dos 02 contribuintes e sua condição de sócios.
Na apuração de Ganho de Capital, é possível efetuar o recolhimento apenas de 01 sócio?

A Declaração de Ajuste Anual de Imposto de Renda de Pessoa Fisica (note que está no singular) é individual, ou seja não pode abranger rendimentos, bens ou direitos de duas pessoas, a menos (é claro) que se trate de dependente do titular ou de cônjuges que declaram em separado.

Se há uma "sociedade" no negócio - admitindo-se que não tenham constituído uma empresa - cada um deve informar na sua DIRPF o percentual que lhe cabe dos imóveis e, consequentemente, cada um deve apurar o ganho de capital quando da alienação.

Solução: Retifique ambas DIRPFs com vistas a informar a parte que cabe à cada um de forma correta e apure o ganho de capital também separadamente.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.