x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 939

Declaração de IR não enviada

Daiane

Daiane

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 15 julho 2015 | 09:01

Bom dia,

Tenho um conhecido que teve o CPF bloqueado pela receita federal, o motivo: 2 anos sem declarar o imposto de renda.
O mesmo me pediu auxilio nesta situação, porem nem sei como proceder.
Ele era um MEI na cidade de Foz do Iguaçu, alterou para uma empresa do Simples.
Fez a primeira declaração de IRPJ da empresa, porem no outro ano se mudou para SC, não declarou nestes dois ultimos anos nem IRPF, nem qualquer declaração referente a empresa que tem vinculada ao seu CPF.

Outro problema relacionado ao seu CPF é que ele aplicava na bolsa de valores, em um ano movimentou mais ou menos 160 mil reais na bolsa, e isso não foi declarado.
Como é que fica essa questão?


A meu ver primeiramente deve declarar essas declarações não enviadas de 2013/2014 e 2014/2015.
Mas e os valores movimentados na bolsa de valores como devem ser declarados?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 9 anos Quarta-Feira | 15 julho 2015 | 11:30

Bom dia Daiane,

Você tem toda razão, primeiramente ele deve regularizar sua situação como pessoa física perante a Receita Federal. Para tanto deve elaborar a transmitir as DIRPFs de 2014 e 2015 informando inclusive a movimentação (compra/venda) de ações.

Esta movimentação deve ser declarada na aba "Renda Variável" da DIRPF. Se você clicar nesta aba e em seguida em "Operações Comuns/Day Trade"na DIRPF 2015, irá notar que no canto inferior direito existe um ícone "Ajuda". Clique nele para obter todas as orientações que irá precisar para elaborar a DIRPF de seu conhecido.

Nota:
Antes de elaborar a DIRPF de 2014 consulte as orientações contidas na de 2015, elas valem também para a de 2014, mas estão muito mais claras na de 2015.

Você vai precisar elaborar uma planilha para o controle dos estoques de ações e também da Notas de Corretagem e informações sobre a movimentação (valores de compra, venda, despesas, imposto de renda) de cada lote de ações negociadas, bem como do tipo de ação, dos dados da empresa da qual você passou a ser acionário, etc.

Se as comprou via estabelecimento bancário, tudo fica mais fácil porque o próprio banco lhe dará tais informações.

...

Daiane

Daiane

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 15 julho 2015 | 17:05

Obrigada pelas informações Saulo, eu o informei que até posso auxilia-lo na questão das declarações de IR, porem quanto a parte da empresa que está em seu nome, o avisei para entrar em contato com seu antigo contador para ver o que é possível ser feito..

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.