x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 789

vendas de ativo imobilizado pela empresa optante simples nac

laercio goncalves pereira

Laercio Goncalves Pereira

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 16 julho 2015 | 15:39

boa a tarde a todos

empresa ramo de farmacia optante simples nacional, adquirido um veiculo usado em 04/2011 por R$ 55.000,00 e vendeu em 06/2015 por R$ 36.000,00, como devo calcular o ganho de capital,
20% ao ano pelo periodo de 2 anos e meio por ser veiculo usado??????
ou
pelo periodo de 5 anos????

se for por um periodo de 2 anos e meio ja depreciou 100% mesmo assim devo pagar imposto sobre ganho de capital???

se for por um periodo de 5 anos depreciou-se apenas 40% devo recolher o imposto de renda sobre ganho de capital sobre o valor de R$ 25.000,00 que vezes a aliquota de 15% recolherá r$ 3.750,00

estou em duvida sobre estes procedimentos, alguem pode me ajudar, para transmitir ao meu cliente com segurança de fato

obrigado antecipadamente


Laercio G Pereira[code]

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 9 anos Sexta-Feira | 17 julho 2015 | 07:20

Bom dia Laercio

362

Como será calculada a depreciação de bens adquiridos usados?
O prazo de vida útil admissível para fins de depreciação de bem adquirido usado é o maior dentre os seguintes (RIR/1999, art. 311):

metade do prazo de vida útil admissível para o bem adquirido novo;

restante da vida útil do bem, considerada esta em relação à primeira instalação ou utilização desse bem.


Receita federal

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.