x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 9.016

Imposto de Renda Retido na Fonte

Jameson Motta

Jameson Motta

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar
há 9 anos Segunda-Feira | 20 julho 2015 | 18:44

Boa noite!
Estou com uma dúvida a respeito da restituição do IRRF. Recentemente fui sorteado no OUROCAP do Banco do Brasil e na entrega do valor ganho fora descontado 30% do valor referente ao imposto de renda que segundo o gerente que conversou comigo, bastava que fizesse a declaração para que pudesse retirar este valor. Assim fiz, no entanto gostaria de saber se tenho direito a restituição, e como deveria ter sido declarado, pois estou desconfiado que o contador não fez a declaração da maneira correta.
Agradeço aqueles que souberem e puderem me ajudar.

Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 21 julho 2015 | 08:10

Jameson,

Sim, você direito a tal restituição.

O valor deve ser declarado conforme constar no extrato bancário, pois se o contador declarar de uma maneira e o banco de outra forma poderá resultar em inconsistência, assim podendo não haver a restituição.

Att.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
Jameson Motta

Jameson Motta

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar
há 9 anos Terça-Feira | 21 julho 2015 | 15:22

Muito obrigado pelo esclarecimento. Acessei agora o portal da receita e li a seguinte mensagem "Sua declaração já foi processada.
Resultado encontrado: Imposto a pagar, sem opção por débito automático". O que isso significa, pois o boleto já está pago.

Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 21 julho 2015 | 15:28

Jameson,

Isso é digamos que um modelo ou uma cópia da sua declaração, lá consta como se fosse você acessando direto ao atalho do programa.
O imposto pago irá constar como pago caso você acesse ao portal do e-CAC e consulte os pagamentos efetuados.
Mas pelo que pude notar sua declaração o valor do imposto a pagar foi a maior do que a restituir então por isso a mensagem: " Imposto a pagar, sem opção por débito automático"


No mais, o procedimento é normal.

Att.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.