x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 653

Venda de um imovel pagamento do imposto

Giovana

Giovana

Iniciante DIVISÃO 5, Autônomo(a)
há 9 anos Terça-Feira | 21 julho 2015 | 12:01

Ola... Vendi minha casa esta semana, ela e a segunda q vendo, no ano passado vendi a unica q tinha e com a venda construi esta q vendi agora ... Vendi ela financiada por 280 mil gastei entre terreno material e mao de obra 180 mil os quais eu so tenho nota de uns 30 mil e a escritura do terreno de 85 mil quanto eu terei q pagar de imposto? em uma pergunta anterior q fiz me aconselharao a averbar a casa,oq eu fiz uma casa de 65m² esta averbaçao comprova oq eu gastei? E agora saindo do banco para transferir a casa para o seu novo dono ,foi calculado o valor q ele financio para pagar o itbi q foi 224 mil eu tiro o imposto de qual valor? Estou mto preocupada e com medo disso,procurei alguns escritorios na minha cidade para me informar mais nao me informarao com exatidao oq tenho q fazer e nem se interessarao pelo serviço ... Por gentiliza se puderem me ajudar !

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 21 julho 2015 | 17:28

Você vai ter que apurar ganho de Capital, mas na realidade você esta isenta, pois o valor esta abaixo do tributável , que e além de 450.000,00. Mas você pode Baixar e Calcular para confirmar, mas e certo a isenção, e com o dinheiro da venda que vai fazer, Esta e a pergunta mais importante.
Cuidado se tem a ideia de vender para construir, vai cair em pessoa física equiparada a jurídica, ou se fizer mais de uma transação em cinco anos , so não sera tributada a primeira. Pesquise aqui no fórum tem material sobre isso de montão.

Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 9 anos Quarta-Feira | 22 julho 2015 | 07:05

Bom dia Giovana,

Contrariamento ao que o Manoel lhe afirmou: "... Você vai ter que apurar ganho de Capital, mas na realidade você esta isenta, pois o valor esta abaixo do tributável , que e além de 450.000,00." esta segunda venda será tributada sim.

Isto porque não é o único imóvel que você possuiu nos últimos cinco anos. Veja o que diz a Receita Federal acerca do assunto:

541 - Quais são as isenções relativas ao ganho de capital?
3 - Alienação, por valor igual ou inferior a R$ 440.000,00, do único bem imóvel que o titular possua, individualmente, em condomínio ou em comunhão, independentemente de se tratar de terreno, terra nua, casa ou apartamento, ser residencial, comercial, industrial ou de lazer, e estar localizado em zona urbana ou rural, desde que não tenha efetuado, nos últimos cinco anos, outra alienação de imóvel a qualquer título, tributada ou não, sendo o limite considerado em relação:(...)


Logo, se você vendeu outro imóvel no ano passado não pode afirmar que não tenha efetuado, nos últimos cinco anos, outra alienação de imóvel a qualquer título, tributada ou não.

Notas:
O imposto de renda incidente sobre o ganho da capital auferido nesta operação será de 15%.
A base de cálculo é a diferença positiva entre o custo do imóvel e o valor da venda.
O vencimento do imposto é o último dia útil do mês subsequente ao da venda.
O imposto deve ser pago via DARF com código da Receita 4600 (IRPF - Ganhos de Capital na Alienação de Bens Duráveis)
O valor da casa deverá estar averbado (na escritura do terreno) no Registro de Imóveis.
Caso não tenha averbado a casa e considere o valor gasto como custo, corre o risco de a Receita Federal exigir a comprovação dos gastos calcada em documentos idôneos. Se não os apresentar os gastos serão desconsiderados no cálculo do imposto.

...

...

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 22 julho 2015 | 08:40

Realmente, o Heusi esta didatico, eu na ansia de ajudar , comi a mosca do periodo dos 5 anos. Desculpe prezados colegas, a intençao foi boa, recomendo tanto que pesquisem no forum, e esta recomendaçao vale para mim tambem.

Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 9 anos Quarta-Feira | 22 julho 2015 | 13:09

Boa tarde Manoel

Quisera eu poder dizer que nunca errei ou me enganei. A despeito de não desejarmos, frequentemente (como você diz) "comemos moscas".

Acontece, é fato. Mas o que realmente importa é que o consulente tenha a orientação adequada e que, a seu exemplo, reconheçamos o lapso. Poucos têm a coragem de fazê-lo em público.


...

Giovana

Giovana

Iniciante DIVISÃO 5, Autônomo(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 21 agosto 2015 | 07:41

Ok muita grata pela atençao de voces ! Pelo q andei procurando na averbaçao comprovou 74 mil,este valor refere-se a tdo meu gasto ate com mao de obra? E no no meu caso como estavamos mto por fora de td a casa tem averbaçao q representa esses 74 dos 58m²,porem na mesma foi construido uma area de lazer com mais 60m² q eu nao averbei? nessa eu dançei msmo neh ? mais uma vez meu mto obrigado

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.