x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 23.410

Como preencher ECF sem o arquivo da ECD?

Willian Martins

Willian Martins

Bronze DIVISÃO 1
há 9 anos Terça-Feira | 21 julho 2015 | 16:34

Boa tarde Colegas!

Tenho algumas empresas que não eram obrigadas a entregar a ECD e por isso não tenho como utilizá-la na ECF. Consigo fazer a importação do arquivo da ECF completo( Pl de Contas, Dem. Contábeis, fichas economicas e gerais, etc) direto do programa? Ou vou ter que montar o Pl. de Contas e digitar tudo à mão? Alguém enfrenta o mesmo problema? Trabalho com o programa Folhamatic.

Grato!

Willian

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 22 julho 2015 | 10:51

Willian Martins
Bom dia!

Há sim a possibilidade de realizar a importação dos dados do seu sistema, sem ter sido obrigado a entrega da ECD, para tal é necessário que o seu plano de contas esteja parametrizado com o plano de contas referencial.

Mais detalhes certamente poderá obter junto da equipe de suporte do seu sistema contábil.

Att..

"100% focado onde houver 1% de chance"
Filipe Matias

Filipe Matias

Iniciante DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 29 julho 2015 | 16:56

Boa tarde, William.

Você conseguiu preencher o bloco J e K através do suporte do seu sistema?

Estou com a mesma dificuldade que a sua. Tem empresas aqui que não estavam obrigadas ao ECD e agora ao enviar o ECF dá erro no bloco J e K, meu suporte contábil, FORTES, está com todas as linhas ocupadas desde hoje cedo.

ADRIANO PRADELA RICARDO

Adriano Pradela Ricardo

Prata DIVISÃO 3
há 9 anos Quinta-Feira | 30 julho 2015 | 09:41

Bom dia Willian,

Esse é o problema de quem não apresentou a ECD por não estar obrigado, na hora de validar a ECF, vai dar um monte de erros e advertências, a recuperação da ECD é peça chave para validar a ECF com tranquilidade, fazer manualmente até dá, mas é bem trabalhoso e difícil.

Duas alternativas:

1) Transmitir por Livro-Caixa, daí ano que vem, você apresenta a ECD também, mesmo não estando obrigado.

2) Se for transmitir pelo modo Contábil,, tem um pessoal que está editando o txt do ECF, deletando as informações da ECD e conseguiram entregar, mas não ninguém sabe até onde a Receita pode cruzar informações e notificar a Empresa né, eu acho arriscado.

Willian Martins

Willian Martins

Bronze DIVISÃO 1
há 9 anos Quinta-Feira | 30 julho 2015 | 09:53

Bom dia Filipe e Adriano!

Adriano, grato!!

Filipe, o provedor do meu sistema disse que ainda estão atualizando para que seja possível gerar a ECF completa direto do sistema para as empresas que não entregaram a ECD. Estou aguardando essa atualização. Qualquer novidade volto a postar.

Abs!

Willian

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.