x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 2.166

Imposto de Renda a Restituir

João Romão Serrano

João Romão Serrano

Iniciante DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 22 julho 2008 | 16:04

Boa Tarde,

Gostaria de saber como proceder. Entreguei a Declaração IRPF ex. 2008, como havia retenção na fonte tenho imposto a restituir. Acontece que no site da Receita Federal, consta com pendencia, o cpf e o cnpj estão corretos. Fiquei sabendo que o empregador não entregou a dirf (alega que entregou há quinze dias). Caso a dirf não tenha sido entregue, terei que pagar o imposto de renda, mesmo já tendo sofrido a retenção ?

Obrigado

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Quarta-Feira | 23 julho 2008 | 07:08

Bom dia João,

Se sua DIRPF está correta (reconfira) e a retenção do IRRF exata, você não terá de pagar novamente o imposto de renda.

Neste caso, mesmo que a empresa não tenha entregue (ainda) a DIRF, será bastante você comparecer na Receita Federal e apresentar o Informe de Rendimentos que faça prova do desconto do Imposto de Renda de seus rendimentos.

Naturalmente não haverá restituição enquanto a empresa não entregar a DIRF, no entanto a própria Receita Federal a notificará neste sentido.

...

Isadora

Isadora

Bronze DIVISÃO 5, Micro-Empresário
há 15 anos Quarta-Feira | 30 julho 2008 | 11:41

Preciso de uma orientacao.

Eu tenho 2 retiradas uma pela minha Empresa e outra por royalties que recebo como pessoa fisica . Minha declaracao de imposto de renda é feita contando com o que recebo a titulo dos royalties e de retirada de lucro da Empresa . Meu marido esta desempregado e pensei que como pessoa fisica eu possa contrata-lo para gerenciar minha vendas e negocios com os royalties... Meu objetivo com a contratacao dele como prestador de servico é diminuir o imposto que estou pagando ao Imposto de Renda sobre esta receita que entra como pessoa fisica.. Confuso , mas queria saber se contratando uma pessoa fisica ,eu , consigo declarar isso ao Imposto de Renda e abate-lo como despesa... Isso é possivel , qual seria a melhor forma de diminuir esses impostos atraves de uma contratacao?
no aguardo e obrigada.
Isadora

Yone Sinzato

Yone Sinzato

Prata DIVISÃO 2, Analista
há 13 anos Quinta-Feira | 14 julho 2011 | 18:42

Boa Noite!

Tenho um caso de DIRPF, no ano de 2009 um cliente obteve um rendimento de pago de PF no valor de 4000,00 durante 2 meses, o contador da época fez um darf de carnê leao com o codigo 0588 e o como o cliente não sabia que este codigo estava errado, enviou a declaração e resultou em imposto a restituir.
Recentemente este cliente recebeu uma notificação da RFB para esclarecer, pois o valor do darf informado na declaração não foi localizado o pagamento.
Então pude perceber que se tratava de DARF incorreto. Para regularizar preenchi o formulario de REDARF e pedi para meu cliente levar na RFB junto com o DARF original e uma copia, para dar baixa na notificação e assim ele poder receber a restituição de imposto de renda.
Porem, o atendente da RFB disse que ele não teria valor a pagar nem a restituir.

Resumo da Declaração

Total de Rendimento Tributáveis - 8.000,00
Imposto Devido - 0,00
Imposto a pagar - 0,00
Imposto a restituir - 874,12
Saldo do imposto a pagar - 0,00


Conforme o demonstrativo ele não teria imposto a restituir? Ou eu tenho que fazer algum procedimento para que ele venha restituir este valor.

Caso algum amigo possa me ajudar ficarei agradecida.

Obrigada!

Yone Sinzato
e-mail: yonesinzato@gmail,com

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.