x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 23.722

SPED ECF - Contas transitórias

Renilson Rodrigues De Souza

Renilson Rodrigues de Souza

Bronze DIVISÃO 4, Coordenador(a) Contabilidde
há 9 anos Segunda-Feira | 3 agosto 2015 | 14:33

Utilizo o sistema Domínio, e ao gerar o .txt gera um Relatório de Inconsistência, dentre elas tem uma inconsistência: "Existem contas sem referência", mas pelo que sei não é necessário referenciar as contas transitórias, e assim não consigo gerar o .txt
Não encontrei no plano de contas referencial RFB, nada sobre contas transitórias.
O que devo fazer?

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 3 agosto 2015 | 19:07

Aconselho a vasculhar calmamente de novo. Deve ter no referencial sim.

Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 4 agosto 2015 | 08:32

Renilson Rodrigues de Souza,

Bom dia!


Realmente não há no plano de contas referencial, as contas "transitórias".
No plano de contas referencial da RFB, há somente contas patrimoniais (ativo e passivo) e de resultado (Receita e Despesa).

Segundo o Manual do ECF de Maio/2015 (Anexo ao Ato Declaratório Executivo Cofis no 43/2015), temos a informação de que o "Registro J051: Plano de Contas Referencial" é "destinado a informar o plano de contas referencial da instituição gestora, referenciando com as respectivas contas do plano de contas da pessoa jurídica. Somente devem ser referenciadas as contas analíticas com natureza de conta (J050.COD_NAT) igual a “01” (contas de ativo), “02” (contas de passivo), “03” (patrimônio líquido) e “04” (contas de resultado)".

Se a "inconsistência" apresentada no seu arquivo for apenas uma Advertência, não há problemas algum, caso a conta em questão não seja obrigatória a ter o referencial, conforme orientações acima.
Agora, se a "inconsistência" apresentada no seu arquivo for um Erro, deve ser algum problema no PVA da ECF e, aconselho a enviar um e-mail para o suporte da ECF: @Oculto (Eu já entrei em contato com eles em outras oportunidade e foram rápidos na resposta).

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Jullie Stéphanie

Jullie Stéphanie

Bronze DIVISÃO 5, Assistente
há 9 anos Segunda-Feira | 10 agosto 2015 | 15:56

Também estou com dúvidas quanto ao mapeamento do meu plano de contas com o plano de contas da RFB. Pois, tenho uma conta para apuração do resultado do exercício e o plano de contas referencial não me dá uma opção pra vincular essa conta. Como posso proceder neste caso?

"A vida é maravilhosa se não se tem medo dela."

[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.