x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 11

acessos 1.016

Apuração do DAS

luiz carlos

Luiz Carlos

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 13 agosto 2015 | 08:17

Bom dia;
Gostaria de uma orientação de como é feito a apuração do DAS mensal de uma empresa me que tem venda 5102 e 5405?
Att
Luiz

Elisabete Sales de Morais

Elisabete Sales de Morais

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 13 agosto 2015 | 08:26

Luiz, bom dia!

No meu caso emito notas 5902 e 5124.
preencho o valor total da receita bruta, na segunda tela marco a opção "Venda de mercadorias industrializadas pelo contribuinte, exceto para o
exterior, sem substituição tributária"

No seu caso entendo que seria a opção "Venda de mercadorias industrializadas pelo contribuinte, exceto para o
exterior, com substituição tributária".

Fernanda Richartz

Fernanda Richartz

Prata DIVISÃO 4
há 8 anos Quinta-Feira | 13 agosto 2015 | 08:37

Luiz Carlos, bom dia.

Serão duas opções distintas a serem selecionadas no PGDAS:

5.102 - Revenda de mercadorias, exceto para o exterior, sem substituição tributária do ICMS. .
5.405 - Revenda de mercadorias, exceto para o exterior, com substituição tributária do ICMS.

Quando avançar dessa tela, o PGDAS irá lhe pedir qual o valor da receita sob CFOP 5.102 (sem ST) , e quanto teve de receita sob CFOP 5.405 (com ST), nessa tela, ao informar o valor das receitas com ST, (5.405), na aba do ICMS, você deverá selecionar "substituição tributária".

Elisabete Sales de Morais, bom dia.

Também tenho clientes que industrializam mercadorias e tem suas receitas sob CFOP 5.124. Visto que o 5.902 é apenas o retorno da industrialização, e não a cobrança por ela. Aqui em SC, não é devido ICMS para as receitas de industrialização sob encomenda, CFOP 5.124, então a devemos selecionar no PGDAS a opção "venda de mercadorias industrializadas pelo contribuinte, exceto para o exterior, com substituição tributária do ICMS".
Cabe analisar o regulamento do seu estado.

Fernanda Richartz
LUCAS HENRIQUE DE LISTA

Lucas Henrique de Lista

Prata DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 13 agosto 2015 | 08:38

Coloca se o valor total da receita, depois seleciona Revenda de Mercadoria, exceto para o exterior, Revenda sem substituição tributária(5.102) e com substituição tributária (5.405). Na próxima página discrimina o que é tributada e o que é ST, na receita desta, no campo ICMS, coloca Substituição tributária e clica em calcular.

Para conferir, se a empresa esta na primeira faixa de receita, multiplica o total do CFOP 5.102 por 4% e multiplica o total do CFOP 5.405 por 2,75%. Soma se os totais e confere se "esta batendo".

É desse modo que faço por aqui. Espero ter ajudado.

luiz carlos

Luiz Carlos

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 14 agosto 2015 | 08:30

Fernanda, Bom dia
Eu sei como você expôs acima, porém a empresa está emitindo nota consumidor D-1 (com ST e sem ST) tudo no mesmo talão. Por isso eu pedi uma orientação de como proceder na hora dos lançamentos.
Att
Luiz

Fernanda Richartz

Fernanda Richartz

Prata DIVISÃO 4
há 8 anos Sexta-Feira | 14 agosto 2015 | 09:01

Luiz Carlos , bom dia.

Com vendas através de bloco de notas D-1 não temos como saber, só conhecendo a mercadoria do cliente mesmo, visto que não tem código de operação fiscal.
O que seu cliente revende?
Nas notas fiscais de compra de mercadoria, o CFOP são muito variáveis?

Fernanda Richartz
Fernanda Richartz

Fernanda Richartz

Prata DIVISÃO 4
há 8 anos Sexta-Feira | 14 agosto 2015 | 10:26

Olá Luiz,

Por via de regra tributa-se o ICMS, visto que não há dados suficientes para discriminar. Cabe consultoria especifica do seu estado.
Saliento ainda que há algumas "regras" para utilização de nota fiscal modelo D-1, como atividade e faturamento.


Fernanda Richartz

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.