x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 1.109

Crédito de PIS e COFINS sobre DIFAL

Ralph Jr.

Ralph Jr.

Bronze DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 9 anos Sexta-Feira | 14 agosto 2015 | 13:08

Prezados, boa tarde!

Gostaria da ajuda de vocês sobre o seguinte problema:

Como já sabemos, quando um empresa adquire produtos para consumo ou ativo imobilizado de outro estado, cabe à ela recolher o diferencial de alíquotas (DIFAL) caso a alíquota interna seja maior que a alíquota interestadual. Porém, há duas situações que me deixam bem confuso relacionadas à credíto de PIS e COFINS.

1a Situação - Quando um empresa recolhe o DIFAL sobre um produto que será aplicado na prestação de serviço (custo), cabe a ela pegar crédito sobre o DIFAL recolhido? Em um curso que fiz recentemente, o professor confirmou o meu entendimento de que, não, não é correto pegar crédito sobre este DIFAL, pois o mesmo não foi base de cálculo para recolhimento do PIS e da COFINS na origem. Qual a opinião de vocês?

2a Situação - Seguindo o raciocínio acima, quando compramos um produto para o ativo imobilizado de outro estado, podemos imobilizar o valor do DIFAL recolhido juntamente com o valor do item adquirido. Porém, caso se imobilize o valor do DIFAL, ele irá gerar uma depreciação ao longo de sua utilização, e nesse caso, nesta depreciação estaria embutido o valor do DIFAL.

Como seria feito nesses casos? No primeiro exemplo, bastaria somente não considerar o DIFAL como crédito no mês em questão, mas no segundo exemplo, a depreciação ocorrerá em vários anos. Deve-se utilizar toda a depreciação como base para o crédito ou, deve-se fazer um controle a parte para expurgar da base de cálculo referente à depreciação, o valor pago a título de DIFAL? Alguém teve alguma dúvida parecida?

Obrigado desde já.

Accounting is my life...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.