x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 326

Aquisição de Imóvel no IRPF

Danilo de Azevedo Carvalheira

Danilo de Azevedo Carvalheira

Iniciante DIVISÃO 1, Analista
há 9 anos Terça-Feira | 18 agosto 2015 | 08:53

Prezados, Bom Dia,

Peço por gentileza uma orientação sobre uma transferência de imóvel.

Meu apartamento (que vale entre $100/$150mil) está no nome do meu tio, que irá transferir o mesmo para o meu nome. Meu tio não declara IR (portanto não declara o apto).

Eu não sou obrigado a declarar IR, mas foi fazê-lo ano que vem (2016) para tentar restituição de alguns valores que tive retido na fonte esse ano (2015). Assim, terei que declarar também esse imóvel que será transferido para mim ainda nesse exercício de 2015.

A questão é, se fizermos uma escritura de compra e venda não tenho como comprovar renda para aquisição desse imóvel. Isso é um problema, certo?

Qual a melhor maneira pela ótica da Receita para realizar essa transferência de titularidade do imóvel?

Desde já, muito obrigado pela ajuda.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 9 anos Terça-Feira | 18 agosto 2015 | 10:57

Bom dia Danilo

Promova pesquisa no banco de dados do fórum acerca deste assunto.

Estou certo de que entrará as respostas que procura, pois muito já se comentou a respeito de casos semelhantes.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.