x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 7.879

Tributação na Atividade imobiliária (Intermediação de compra

José Luiz Galvão

José Luiz Galvão

Iniciante DIVISÃO 5, Administrador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 18 agosto 2015 | 12:55

Boa tarde

Não sou contador, portanto peço desculpas caso eu use algum termo errado.

Toda a minha pesquisa foi motivada pela recente mudança na legislação que trata da RETENÇÃO NA FONTE do PIS/COFINS/CSLL, dada pela Lei 13.1737/2015

Já li muito a respeito e percebi que a legislação tributária para imobiliária é confusa. Principalmente porque dentro da "Atividade Imobiliária" existem inúmeras sub-atividades. Uma das confusões que eu percebi é tratar "imobiliária" como "administradora de bens".

Trabalho em uma imobiliária que atua nas atividades listadas no título desta postagem. Sejam elas: Intermediação de compra e venda, locação e administração de aluguéis de terceiros.

Nossa empresa está classificada da seguinte forma:

Classe: 6821-8 INTERMEDIAÇÃO NA COMPRA, VENDA E ALUGUEL DE IMÓVEIS

Esta classe contém as seguintes subclasses:

6821-8/01 CORRETAGEM NA COMPRA E VENDA E AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS
6821-8/02 CORRETAGEM NO ALUGUEL DE IMÓVEIS

Esta classe compreende:

- a intermediação na compra, venda e aluguel de imóveis e terrenos por agentes e corretores imobiliários sob contrato
- os serviços de assessoramento em questões relativas a aluguel de imóveis de terceiros

Esta classe compreende também:

- a avaliação de imóveis para qualquer finalidade

Esta classe não compreende:

- a gestão e administração da propriedade imobiliária (68.22-6)
- as atividades jurídicas (grupo 69.1)
- os serviços combinados para apoio a edifícios (81.11-7)
- os condomínios prediais (81.12-5)