Boa tarde,
Concordo com o Eduardo, entretanto, vamos combinar, neste caso se o único o "engano" cometido pelo Onix foi o de optar pelo modelo completo quando deveria tê-lo feito pelo Simplificado, é praticamente inconcebível.
Isto porque não bastasse o próprio programa permanecer indicando - durante a elaboração da DIRPF - qual dos dois modelos é o menos oneroso, demonstra e torna a questionar se o contribuinte quer mesmo optar pelo modelo "mais caro" quando da transmissão da Declaração.
Neste ano, aqui aconteceu caso semelhante. O contribuinte deixou paga a elaboração da DIRPF, viajou e não trouxe o Informe de Rendimentos. Não querendo prejudicá-lo, com vistas a fugir da multa, a transmiti no prazo, porém sem tais informações. Depois que ele voltou e trouxe o tal Informe, constatei que se eu tivesse optado por modelo diferente, o contribuinte teria um restituição bem maior do que a que teve. Não havia o que fazer, pois como disse o Eduardo, a Receita não perdoa.
A despeito da culpa não ter sido inteiramente minha, a dividimos e me vi na obrigação de devolver o dinheiro pago pelo meu serviço.
...