x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 26

acessos 21.057

Assinatura Digital na ECF e Procuração

Claudia L

Claudia L

Bronze DIVISÃO 3, Não Informado
há 8 anos Sexta-Feira | 28 agosto 2015 | 14:23

Boa tarde.

Gostaria de saber se alguém conseguiu enviar a ECF através de Procuração?

Fiz a ECF e coloquei meu nome como contabilista e cadastrei um procuração no ECNPJ do escritório, mas não estou conseguindo enviar.
Também me cadastrei como procuradora e também não foi possível o envio pois esta dando erro.
Cadastrei outra pessoa como procuradora e tentei enviar pelo E-CPF, mas também dá o mesmo erro.

Cláudia
Willians Ferreira Pereira

Willians Ferreira Pereira

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 28 agosto 2015 | 14:34

Boa tarde,

Claudia, a respeito de sua pergunta.
Aqui em nosso escritório conseguimos o envio com procuração tranquilamente.

Vá até o campo cadastro, na aba: 0930- signatário da ECF e certifique-se que os campos "qualificação do assinante" estejam preenchidos corretamente como contabilista e procurador.


Willians

CASSIA

Cassia

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 28 agosto 2015 | 14:39

Claúdia

O correto seria seu cliente fazer um E-CPF, acredito que no caso de procuração voçe assinaria como contadora e com o seu E-CPF faria a assinatura de PJ.
A procuração só é valida para aprovação de seu cliente para assisnatura do balanço e demais demonstrações, quando ele não faz a E-CPF e mediante a isso autoriza o contador a assinar por ele, mas para isso voçe também ira precisar do E-CPF.

Atenciosamente

Cássia

Cássia Fernandes

Contadora

"Experiência é o nome que nós damos aos nossos próprios erros." (Oscar Wilde)
Moraes_Contabilidade

Moraes_contabilidade

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 3 setembro 2015 | 17:14

Boa tarde...

Só para nível de esclarecimento,
Para a transmissão da ECF, como um só certificado, no caso o E-CPF do Contador, os procedimentos são:

1)

Fazer uma procuração eletrônica, da EMPRESA para o CONTADOR (pessoa física), através do Certificado Digital da EMPRESA, ou aquela procuração que é cadastrada diretamente no site da Receita Federal, marcando todas as opções, INCLUSIVE:
( )SPED-ECF (Escrituração Contábil Fiscal)
( )SPED-ECF-Download - Download via ReceitanetBX da Escrituração Contábil Fiscal
( )Transmissão de Declarações/Arquivos, inclusive todos do CNPJ, com Assinatura Digital via Receitanet

2)

Após o cadastro da procuração na Receita Federal, dentro do programa da ECF, devem ser feitos:

No registro 0930 - Identificação dos signatários:

- Na primeira assinatura coloque o nome do contador na qualificação 900 (Contador/Contabilista)
- Na segunda assinatura repita o nome do contador e os dados CPF igual da primeira assinatura mas coloque a qualificação como 309 (Procurador)
- Assinar o programa duas vezes com o mesmo certificado do contador

É isso mesmo que deverá ser feito?

Obrigado!


"Pessoas não são o ativo mais importante de uma empresa. As pessoas certas é que são."
Jim Collins
Lucas

Lucas

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 4 setembro 2015 | 08:32

Bom dia, prezados!

Exatamente, Moraes_contábeis!

Só lembrando que aquela procuração feita pela internet e levada para recepção na Receita Federal funciona perfeitamente, desde que seja feita do CNPJ da empresa para o CPF/CNPJ do contador e marcando a seguinte permissão:

Todos os serviços existentes e os que vierem a ser disponibilizados no sistema de Procurações Eletrônicas do e-CAC (destinados ao tipo do Outorgante - PF ou PJ), para todos os fins, inclusive confissão de débitos, durante o período de validade da procuração.


Abraço

Simone Roma da Silva

Simone Roma da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 10 setembro 2015 | 11:50

Lucas, tenho procuração eletrônica para o meu e-CPF. Tenho as duas , da empresa e da sócia. No entanto minha procuração foi feita antes de ser instituída a ECF. Na orientação da Receita diz que é válida para todos serviços existentes e os que vierem a existir, porem, não consigo assinar como procuradora.
Ouvi dizer que devemos fazer nova procuração. Não conseguirei pois a empresa está encerrada e a sócia mora nos EUA.
Alguém poderia me ajudar com alguma orientação?

Simone Roma
Novacont Assessoria Contábil e Tributária
Lucas

Lucas

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 10 setembro 2015 | 12:02

Boa tarde, Simone!
Aparece algum erro quando você vai assinar a ECF? Se sim, qual é a mensagem de erro?
Abraço

JJúnior.GO

Jjúnior.go

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 17 setembro 2015 | 08:31

Bom dia Lucas,

Meu caso é idêntico ao caso da Simone, exceção que meu cliente e a empresa estão aqui e funcionando.

Qdo transmito o erro informado é de que não sou o representante da empresa e nem sou procurador.

Ocorre que fiz a procuração através do certificado digital da empresa e tenho acesso a todos os dados da mesma.

Qdo tento fazer uma Procuração no site da Receita Federal, a informação é que já possuo procuração ATIVA.

Outras empresas, as quais fiz procuração pelo site (escrita), estão sendo enviadas corretamente.

Não sei mais como efetuar a transmissão!!!

Será que terei que agendar na Receita Federal um atendimento???

Obrigado,

JOÃO DE ASSIS CANDIDO

João de Assis Candido

Ouro DIVISÃO 2, Não Informado
há 8 anos Quinta-Feira | 17 setembro 2015 | 08:49

Bom dia

Junior, quando se faz a procuração via certificado digital não existe a opção (todos serviços existentes e os que vierem a existir), essa opção somente via escrita (site).

Voce com uma procuração vigente, como disse não consegue fazer outra.


Solicite uma nova procuração sómente com as opções da ECF, dessa forma o sistema aceita, poder ficar tranquilo ja fiz isso.

GINA

Gina

Iniciante DIVISÃO 4, Assistente
há 8 anos Quarta-Feira | 23 setembro 2015 | 17:31

Boa tarde, no meu caso consegui transmitir com o e-cnpj do escritorio.
A empresa fez procuraçaõ eletronica pelo site da receita para o cnpj do escritório como procurador cancelando a ultima, porque essa atualização de inclusao de procurador assinar pela ecf é um pouco recente. Más a assinatura acredito que só e possivel com e-cnpj como procurador quando o contador responsavel pela assinatura na ecf, é o mesmo responsavel pelo e-cnpj . Com isso conseguimos assinar e transmitir a ecf.

Leandro R.F.

Leandro R.f.

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 28 setembro 2015 | 20:25

Agora me pegou de surpresa, fui enviar uma ECF e não consegui pois não permitiu o envio. Tenho procuração eletrônica só que é antiga, faltando 2 dias para o final não sei como fazer. Isso é uma palhaçada, que isso! Fiz tudo correto e uma "besteira" dessas me impede de entregar.

Simone Roma da Silva

Simone Roma da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 29 setembro 2015 | 09:47

Leandro e José Claudio, passei por este problema também. Ocorre que as procurações antigas não comtemplam este serviço de assinatura da ECF.
A Receita deveria incluir automaticamente na procuração haja vista que é assinalado "todos os serviços existentes e os que vierem a existir", no entanto isto não está acontecendo, sendo assim, os contabilistas devem fazer nova procuração, incluindo este serviços de assinatura ECF.
Resolvi meu problema desta forma.
Espero que ajude.

Simone Roma
Novacont Assessoria Contábil e Tributária
Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 29 setembro 2015 | 09:53

Procurações anteriores a IN 1422/2013 Não são válidas para assinar ECF, sendo necessário nova procuração.


Att.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
JOSE CLAUDIO DOS SANTOS

Jose Claudio dos Santos

Iniciante DIVISÃO 4
há 8 anos Terça-Feira | 29 setembro 2015 | 10:01

simone,

quando vou assinar aparece o certificado da empresa, consigo assinar, quando vou fazer a assinatura com o meu nome nÃo aparece o certificado, como devo proceder ?

paulo pinetti

Paulo Pinetti

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 29 setembro 2015 | 10:04

Bom dia, estou com um sério problema , uma empresa que foi feita a procuração via ECAC mais como mencionado acima !! na época do cadastro não tinha a opção da entrega da ECF !! o certificado do cliente expirou .. tentei ir na receita para fazer o cancelamento da procuração , informarão que pelo fato de sido feita pelo ECAC apenas com a senha de segurança ou pelo ECAC acessando o certificado pela empresa conseguiria fazer o cancelamento, como não tenho nem senha e o certificado foi expirado do mesmo, indaguei se teria outra solução pois bem, ela então informou que com uma procuração do sócio para o contador seria suficiente para entrega . fiz a procuração mais não consigo transmitir a declaração , alguém utilizo uma procuração do sócio para entregar a ECF , o que devo preencher no campo de signatários da ECF ????

Sandra Regina da Silva

Sandra Regina da Silva

Prata DIVISÃO 2
há 8 anos Terça-Feira | 29 setembro 2015 | 10:17

Bom Dia Paulo,


estou com a mesma situação sua, só que vc falou de procuração do sócio para o contador que vc mencionou é da PF? Porque eu fiz da empresa p/ outro contador (tive que pedir um amigo ) já que nao consegui cancelar a procuração .

Simone Roma da Silva

Simone Roma da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 29 setembro 2015 | 10:26

José Claudio, isso me parece um problema técnico de instalação de certificado. Além disso, veja se está colocando o perfil correto de contabilista.

Simone Roma
Novacont Assessoria Contábil e Tributária
Baracho

Baracho

Bronze DIVISÃO 5, Administrador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 29 setembro 2015 | 11:09

Bom dia,

para quem está com dificuldade de enviar o ECF com o certificado, ou a empresa não tem o certificado, é só cadastrar a procuração na RFB e no programa ECF cadastrar o contador duas vezes, uma como contador e a outra como procurador, o mesmo certificado, q no meu caso é e-cpf A3, assinou duas vezes sem problema, e a transmissão foi concluída com sucesso.

JOSE CLAUDIO DOS SANTOS

Jose Claudio dos Santos

Iniciante DIVISÃO 4
há 8 anos Terça-Feira | 29 setembro 2015 | 11:22

Prezados, no meu caso a Empresa tem o Certificado, eu como contador não tenho, já fiz a procuração pelo site da receita com o certificado da empresa para o meu CPF. No registro 0930, como devo lançar ? (coloquei o nome da empresa no 1º e no segundo coloquei o meu nome com o meu cpf) consigo assinar pela empresa, quando vou assinar com o meu nome ele pede o certificado e não consigo assinar, estou fazendo algo errado ?

paulo pinetti

Paulo Pinetti

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 29 setembro 2015 | 12:14

Olá Sandra Regina da Silva a atendente oriento esse procedimento , só que o fato é que já tentei de todas as formas no campo de signatários do ECF mais o arquivo não é transmitido, sempre a mesma mensagem , e quando conversei com a funcionária da receita , ela me garantiu que seria possível com procuração do sócio em nome do contador a transmissão do mesmo.

Leandro R.F.

Leandro R.f.

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 29 setembro 2015 | 13:18

Pessoal,

Já entendi perfeitamente como devo proceder, olhei todas as procurações que tenho para ver qual empresa não conseguirei transmitir e fiquei impressionado com isso. Temos essa obrigação que é a mais pesada dos últimos tempos e temos que nos submeter a esse tipo de problema com certificado que é uma minoria diante de tudo isso.

Inconformado!!!!!

Sandra Regina da Silva

Sandra Regina da Silva

Prata DIVISÃO 2
há 8 anos Terça-Feira | 29 setembro 2015 | 14:24

Boa tarde Paulo,


então, não sei se estou entendendo bem qdo vc diz procuração do socio em nome do contador. É uma procuração em nome da empresa, com o sócio responsavel assinando? se for no campo de signatarios vc coloca o contador 2x, como procurador e como contador.

Willians Ferreira Pereira

Willians Ferreira Pereira

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 29 setembro 2015 | 15:37

Boa tarde,

Sandra, aqui em nosso escritório não tivemos problema algum para a entrega da ECF,
fizemos exatamente assim, onde está signatários da ECF colocamos 2x o contador,
uma como contador/contabilista e outra como procurador, assinando o mesmo com
a procuração do contador.

Espero ter ajudado


"A força de vontade é uma dadiva dívida".

paulo pinetti

Paulo Pinetti

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 30 setembro 2015 | 09:40

Bom dia, Sandra Regina quando digo procuração do sócio é uma procuração dele sócio pessoa física dando os direitos para o contador pessoa física , e falando nisso conseguir enviar utilizando essa procuração no campo dos signatários coloquei o nome da empresa e como procurador e conseguir enviar ,, Agora acabooo , obg pela ajuda.

Leandro R.F.

Leandro R.f.

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 30 setembro 2015 | 11:18

Pessoal, to mais indignado do que nunca.

Atualizem o ECF para a versão 1.0.6.6 (saiu ontem).

E aí hoje consegui transmitir 2 ECF como procurador, sem ter que refazer a procuração.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.