x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 9

acessos 3.875

SPED-ECF Registro M410 - Empresa com lucro.

ALEXANDRE DE OLIVEIRA ALVES

Alexandre de Oliveira Alves

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 2 setembro 2015 | 10:00

Prezados Colegas,

Estou com um erro de validação do registro M410 do SPED-ECF que não consigo desvendar.

Ele apresenta a seguinte mensagem de erro: Prejuízo fiscal após as compensações do período deve ser igual ao valor registrado na conta referente ao prejuízo fiscal do próprio período na parte B do e-LAULUR

Essa mensagem é referente ao 1º trimestre, só que a empresa apurou lucro nesse trimestre. Ela também não tem saldo anterior de prejuízos acumulados, então quando informo o cadastro da conta de prejuízos acumulados no registro M010 informo o saldo anterior zerado. Como o validador quer que eu informe o valor do prejuízo no registro M410 se a empresa teve lucro? Eu já tentei informar o registro com valor de lucro zero, mas não resolveu.

Alguém já passou por essa situação e conseguiu resolver?

Luciana Mangerona

Luciana Mangerona

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 3 setembro 2015 | 08:43

Bom dia Alexandre,

Estou com esse mesmo problema desde que o validador entrou na versão 1.5. Tentei todas as sugestões que encontrei na internet e não consegui resolver. Já mandei e-mail para a Receita Federal e não tive resposta. Caso encontre a solução, por gentileza me avise.

Abraço!

Priscilla

Priscilla

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 9 anos Sexta-Feira | 4 setembro 2015 | 11:46

Bom dia, tbm estou com o mesmo problema. Fiz TODOS os passo-a-passo que encontrei na internet, e nada resolveu. Já exclui e instalei novamente a ECF e nada. Caso alguém consiga resolver, por favor nos avise. rs

Luciana Mangerona

Luciana Mangerona

há 9 anos Quinta-Feira | 10 setembro 2015 | 13:51

Pessoal, consegui resolver esse erro. Para isso fiz o seguinte:

Criei um registro M010 para Prejuízos Fiscais de Anos Anteriores (conforme todas as orientações que encontramos na internet e na Receita) e mais 4 registros exatamente iguais ao Prejuízos Fiscais de Anos Anteriores para cada trimestre do ano.

Depois no M410 no primeiro trimestre (que no meu caso deu lucro) lancei o item com o nome de Prejuízos Fiscais de Anos Anteriores com valor 0,00 e o item com o nome de Prejuízo Fiscal 1 trimestre com valor 0,00

Nos 2º e 3º trimestres que deram prejuízos, lancei os seus respectivos itens do M010 (com os nomes de Prejuízo Fiscal 2 trimestre e Prejuízo Fiscal 3 trimestre) com os valores dos prejuízo apurados (que equivalem ao campo 171 do registro M-300).

E no 4º trimestre que deu lucro, lancei o seu respectivo item (com o nome de Prejuízo Fiscal 4 trimestre) no M410 com valor 0,00.

Desse jeito meu arquivo foi validado com sucesso.

Espero que dê certo com vocês também.

EVANDRO COSTA`

Evandro Costa`

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Sábado | 26 setembro 2015 | 10:49

Bom dia Luciana,
Eu seguir exatamente o que você fez e o erro continua.
Eu criei uma conta no bloco M010 Prejuizos Fiscais de 2012 saldo 0
Depois eu criei mais 4 contas no bloco M010 1o, 2o, 3o e 4o trimestre 2013 com saldos 0
Depois eu criei mais uma conta de prejuizos Fiscais 1o trimestre 2014 com saldo 0
Depois eu fui no M410 e incluir todas essas contas com o saldo zerado, mas o erro continua.
Você poderia me ajudar?

Luciana Mangerona

Luciana Mangerona

há 9 anos Segunda-Feira | 28 setembro 2015 | 08:10

Evandro,

Bom dia!

Todos os trimestres deram prejuízos?

Pelo que vi na sua resposta você lançou o saldo 0,00 no M-410. O valor 0,00 deve ser somente na conta de Prejuizos Fiscais dos anos anteriores, nos demais meses que teve prejuízo, você lança o valor do respectivo prejuízo no M-410. Por exemplo: se em março o prejuízo foi de 100,00 e e junho 150,00, você deve lançar o M-410 do primeiro trimestre como 100,00 e o do segundo trimestre 150,00 e assim respectivamente.

Se não foram em todos os meses que houve prejuízo, você só faz esse procedimento para os trimestres que apresentaram prejuízo. Os que deram lucro você não lança nada e nem cria a conta no M-010.

EVANDRO COSTA`

Evandro Costa`

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 28 setembro 2015 | 09:39

Bom dia Luciana,
Em 2013 eu tive lucro. Em 2014 eu tive prejuizo no primeiro trimeste e no quarto. No segundo e terceiro eu tive prejuizos. Quando peço para validar, o sistema dar erro no primeiro trimestre. Você teria um telefone para eu fazer contato com você?
Obrigado
Evandro

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.