x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 703

Dúvidas ainda decorrentes sobre a exclusão do Simples nacion

Agne Hercilia Carneiro Teixeira

Agne Hercilia Carneiro Teixeira

Bronze DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 15 setembro 2015 | 23:50

Prezados amigos Saulo e Roberto,

Como disse anteriormente, ainda não tenho muita experiência no setor e me surgiram mais dúvidas sobre a exclusão do Simples Nacional e solicito a orientação dos prezados profissionais.
Ao somar a Receita Bruta Anual das três empresas, se o valor não ultrapassar a R$ 3.600.000,00 as mesmas continuam no Simples em 2015, mas em 2016 eu começo do "zero", somo desde janeiro a dezembro se for o caso?
Vale ressaltar que uma das empresas tem o valor da Receita Bruta dos últimos 12 meses de R$ 3.780......, outra já tem R$ 980.000...tenho que somar isto? Estou confusa, pois li em um site e fiquei com dúvida.
Peço encarecidamente a ajuda dos colegas.

Desde já agradeço pela atenção e peço desculpas pelas perguntas de principiante.

Um abraço,

Agne

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 9 anos Quarta-Feira | 16 setembro 2015 | 06:13

Bom dia Agne,

A soma das receitas dos últimos doze meses deve servir para determinar a grade (alíquota) em que a empresa se enquadra, a do ano para determinar a permanência da empresa no Simples Nacional.

Artigo 21º (...)

§ 1º Para efeito de determinação da alíquota, o sujeito passivo utilizará a receita bruta total acumulada nos 12 (doze) meses anteriores ao do período de apuração. (Lei Complementar nº 123, de 2006, art. 18, § 1º)

Artigo 2º (...)