x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 2.520

conta pessoa física / pessoa jurídica

Luis Guilherme

Luis Guilherme

Iniciante DIVISÃO 1, Micro-Empresário
há 8 anos Quarta-Feira | 16 setembro 2015 | 08:22

Bom dia, tenho algumas dúvidas sobre recebimento de pagamento em conta de pessoa jurídica. Desde já, agradeço a contribuição de vocês.

Tenho uma empresa de representação comercial e gostaria de saber:

1) Qual o problema de receber em uma conta de pessoa física? Por que devo criar uma conta PJ e quais penalidades posso sofrer por receber em uma conta de pessoa física?

2) Caso passe a receber em nome de pessoa jurídica, posso manter somente essa conta para os gastos da empresa e gastos pessoais? Ou após quitar todos os gastos da empresa devo transferir o restante para as contas das pessoas físicas dos sócios?


Fico no aguardo da contribuição de vocês, qualquer ajuda é bem vinda!!


Obrigado.

Gilberto Eugênio Noronha Fernandes Ferreira

Gilberto Eugênio Noronha Fernandes Ferreira

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 16 setembro 2015 | 08:34

Luis Guilherme, caro colega. A separação de conta da pessoa física para a pessoa jurídica é um principio da contabilidade chamado Principio da Entidade. Onde afirma a autonomia patrimonial. Ou seja, separamos as contas da pessoa física com da empresa. Não podemos ter na contabilidade uma conta ou despesas que não esteja no nome da empresa. E essa separação é recomendado até mesmo para o sucesso da empresa. Pois dessa forma não mistura as receitas e despesas do sócio com da empresa. Essa ocorrência é muito comum no Brasil, e temos dados estáticos que empresários que age dessa forma, tem tendencia de fechar o negocio em 2 anos. Portanto, alem de ser um principio da contabilidade é uma forma da empresa ter a continuidade no futuro. Então pense um pouco nisso, tente separar as contas.

Espero ter ajudado.

MAICON SILVA LIMA

Maicon Silva Lima

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 16 setembro 2015 | 08:38

Olá Luiz Guilherme.


1) Qual o problema de receber em uma conta de pessoa física? Por que devo criar uma conta PJ e quais penalidades posso sofrer por receber em uma conta de pessoa física?
Não é que tenha problemas, talvez seja mais oneroso você receber pela pessoa física que a Jurídica. Pelo fato que na PF terá que pagar Imposto de Renda, dependendo do valor que recebeu. Já na PF primeiramente terá que ser feito uma análise sobre a melhor forma de tributação e se será viável. Procure um contador para fazer essa análise para você.

2) Caso passe a receber em nome de pessoa jurídica, posso manter somente essa conta para os gastos da empresa e gastos pessoais? Ou após quitar todos os gastos da empresa devo transferir o restante para as contas das pessoas físicas dos sócios?
Na contabilidade tem o princípio da entidade que fala " O patrimônio da empresa não se confundi com os de seus sócios ou proprietários" a grosso modo, tem que separar o que for da empresa e o que for do sócio, geralmente para o sócio ter retirada legal da empresa , sem ferir esse princípio, faz se a retirada de pró labore ou distribuição de lucros. Mas como mencionei logo a cima, procure um contador para lhe fornecer informações necessárias para que possa tomar melhor decisão. Abraços

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.