x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 21

acessos 15.417

Erro na validação da ECF no registro M410

maria

Maria

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 18 setembro 2015 | 11:42

Na validação do arquivo ECF de uma empresa lucro real trimestral, é apresentada a mensagem de erro:

O prejuízo Fiscal após as compensações do período deve ser igual ao valor registrado na conta referente ao prejuízo fiscal do próprio período na parte B do e-LALUR.

Registro/Campo não informado ou inválido - M410 - |M030|01012014|31032014|T01|

Verifiquei o resultado da parte A do lalur e o mesmo é igual ao informado.

Alguém teve a situação e conseguiu corrigir e pode me ajudar?

LAIS VANIA RISSI

Lais Vania Rissi

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 18 setembro 2015 | 13:03

Olá, eu estava com o mesmo erro, a empresa teve prejuízo em 2013 e em todos os meses de 2014, e fiz o seguinte, criei a conta de prejuízo no registro M010 com saldo do prejuízo de 2013.
No registro M410 no bloco anual eu lancei o prejuízo do ano de 2014 com indicador do lançamento PF e o programa validou.

LAIS VANIA RISSI

Lais Vania Rissi

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 18 setembro 2015 | 14:15

O meu caso é de apuração anual, criei a conta de prejuízo no registro M010, código da conta PRJ_001, com saldo do prejuízo de 2013.
No registro M410 no bloco anual eu lancei o prejuízo do ano de 2014 com indicador do lançamento PF e o programa validou.
Verifique se você está usando o mesmo código de conta para todos os registros, M010, M410 E M500.

Edson

Edson

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 22 setembro 2015 | 15:46

lais, boa tarde, vc disse que sua empresa teve prejuizo em todos os meses de 2014, a minha tb, vc poderia me ajudar tirando alguma duvidas:
1- o registro M300 vc preencheu mes a mes e sempre considerando os valores acumulados, certo?
M300 DE JAN, M300 ATE FEV, M300 ATE MAR, E ASSIM POR DIANTE ATÉ DEZ, M300 ANUL VC PREENCHEU TB?

2 - COMO VC REGISTROU OS PREJUIZOS DE 2014 NO REGISTRO M410, FOI MES A MES ?

LAIS VANIA RISSI

Lais Vania Rissi

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 22 setembro 2015 | 16:53

Boa tarde, Edson.

1) No registro M300 ele puxa os valores automáticos que foram lançados na DRE no registro L300, valores mensais(M300 DE JAN, M300 ATE FEV, M300 ATE MAR, E ASSIM POR DIANTE ATÉ DEZ) como vc disse e anual também, se tiver adição e exclusão aí você terá que lançar o valor manual.

2) no registro M410 - anual eu lancei o valor do prejuízo do ano de 2014, ou seja, o valor do resultado de dezembro/2014 e em todos os meses eu lancei o valor do prejuízo mensal.

Lembrando de usar o indicador de lançamento: PF no lalur para prejuízo e BC no lacs.

espero ter ajudado,

Edson

Edson

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 22 setembro 2015 | 17:12

oi, Lais ajudou sim, mais uma coisa no preenchimento do M300, é feito acumulado o saldo das contas adicionas ou excluidas da base, por exemplo, se em jan teve um lançamento excluido da base de calculo, e este lançamento foi informado em janeiro com o seu respectivo numero e conta, quando for fazer a apuração em fevereiro eu tenho que colocar novamente esta informação? repetir este lançamento ate dez?

LAIS VANIA RISSI

Lais Vania Rissi

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 22 setembro 2015 | 17:42

isso mesmo, inclusive tive um caso assim, onde tinha saldo de janeiro de despesas indedutiveis e tive que repetir todos os meses seguintes. Os valores a serem adicionados e excluídos são sempre acumulados.

Edson

Edson

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 22 setembro 2015 | 17:51

lais,

e esta vinculação dos lançamentos com as contas é só nos casos em que parte dos lançamentos são adicionados ou excluídos, NOS CASOS EM QUE TODOS OS LANÇAMENTOS (SALDO DA CONTA) SÃO ADICIONADOS OU EXCLUÍDO NÃO TEM NECESSIDADE DE INFORMAR OS LANÇAMENTOS, é isso?

LAIS VANIA RISSI

Lais Vania Rissi

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 22 setembro 2015 | 18:03

isso, eu só relacionei o lançamento com conta contábil no caso de adição que é o valor do lançamento, mas no caso de depreciação acelerada por exemplo eu não relacionei porquê faço esse controle numa planilha a parte.

Edson

Edson

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 22 setembro 2015 | 18:06

lais,

e no caso de prejuízo do exercício, como informar na parte B?



mas voltando no caso dos lançamentos, se ate 30/11/14 todos os lançamentos de uma conta são indedutiveis, assim informamos até nov apenas o saldo da conta, certo?

agora se nesta conta no mes de dez/14 foram feitos 5 lançamentos onde 3 deles são dedutiveis e dois indedutiveis, neste caso eu o menciono em dez/14 os dois lançamento de dez apenas, é isso?
por exemplo ate nov/14 na conta de despesa tinha um saldo de 10,00 (todo os lançamento são indedutiveis), em dezembro o saldo da conta passou a ser 15,00, sendo que foram feitos 5 lançamento em dez em que dois eramindedutiveis.
No ecf de dez, tras o saldo de 15,00 so que apenas 13,00 são indedutiveis. eu tenho que mencionar todos os lançamento que compoem os 13 reias em dez?

LAIS VANIA RISSI

Lais Vania Rissi

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 22 setembro 2015 | 20:41

Edson, não entendi a maneira que você contabilizou essa conta de despesas indedutíveis, eu entendo que numa mesma conta não fica certo lançar despesas indedutiveis e dedutiveis, se e despesa é dedutivel deve ser lançada numa conta de despesa, e não compõe a conta de adição no LALUR. Enfim acho que deve lançar somente os valores acumulados até novembro e em dezembro lançar os valores de novembro mais os lançamentos de valores indedutivies de dezembro.

Edson

Edson

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 22 setembro 2015 | 22:37

Lais, vc tem razão, mas estes lançamentos indedutiveis lançados em conta de despesas tem uma particularidade, e assim achei melhor adiciona-los ao resultado.
mas de qualquer forma , as vinculações das contas aos lançamentos se não informados não esta dando erros, na verdade ainda não sei o que vou fazer.

e com relação ao prejuízo do exercício, vc criou uma conta com saldo zero, e informou mes a mes no m 410?

Manoel Nunes

Manoel Nunes

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 24 setembro 2015 | 09:39

Bom dia amigos, eu consegui validar os ERRO que estava no registro M410 do e-Lalur e do e-Lacs.

01º - O saldo que está disponível o balanço de 2014 na conta( PREJUIZO DE EXERCICIOS ANTERIORES) este não é PREJUIZO FISCAL e sim PREJUIZO CONTÁBIL.

02º - Pegue sua DRE trimestral do ano de 2013, o saldo do RESULTADO DO EXERCICIO, vc faz as exclusões e adições, o saldo final após isso, esse é seu PREJUIZO FISCAL TRIMESTRAL.

03º - Deve somar todos os saldos finais após as adições e exclusões de todos os trimestres esse será seu prejuizo fiscal, que deve ser usado como seu saldo inicial que irá colocar na conta de prejuizo fiscal na parte B do e-Lalur.

Duvidas podem me chamar no zap (0Oculto

ADALBERTO CARLOS MENEZES

Adalberto Carlos Menezes

Iniciante DIVISÃO 3, Não Informado
há 8 anos Segunda-Feira | 28 setembro 2015 | 10:33

Lais Vania Rissi, bom dia..

Por gentileza me ajude, minha ECF está dando 02 erros:
1 -O prejuizo Fiscal após as compensações..........
M410 |M030|01012014|31032014|T01|

2 - A Base de calculo negativa antes da compensação........
M410 |M030|01012014|31032014|T01|

Já criei as contas e o erro continua.

Lembro, minha empresa é Lucro Real, apuração trimestral e o prejuizo foi apenas em 2014, não há prejuizo periodos anteriores

Agradeço antecipadamente.

LAIS VANIA RISSI

Lais Vania Rissi

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 28 setembro 2015 | 11:28

Bom dia, Adalberto! as minhas apurações são anuais e não trimestrais como a sua, por isso não tenho o M030.
Verifique se está usando o indicador de lançamento correto no Registro M410: PF no lalur para prejuízo e BC no lacs.

Manoel Nunes

Manoel Nunes

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 28 setembro 2015 | 11:40

Bom dia Adalberto !

Pelo que entendi, então, vc deverá criar a conta de Prejuízo Fiscal de Períodos Anteriores no registro M010 da parte B do e-Lalur com o saldo inicial zerado.

No e-Lacs, vc deverá criar também a conta de Base de Calculo Negativa no Registro M010 na parte B, e colocar como saldo, a soma dos trimestres antes das compensações.

OBS: Na hora de criar as contas vc coloca como data inicial, 31/12/2013 e data final 31/12/2019.


O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.