x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 6

acessos 2.314

preenchimento do PERDCOMP

Luciano Bitencourt

Luciano Bitencourt

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Escrita Fiscal
há 8 anos Terça-Feira | 22 setembro 2015 | 20:01

No preenchimento do PERD-COMP, tem os campos ' data da arrecadação ' e ' codigo da receita ' , como o DAS pago pelo cliente tem nele os recolhimentos dos impostos '' inss '' e '' cofins '' , então eu tenho que preencher nesses campos do PERD-COMP uma solicitação por vez EX:

data da arrecadação: 20/01/2015 / codigo da receita : 2003 ( no caso por causa do INSS ) * não tenho certeza desse código.*
data da arrecadação: 20/01/2015 / codigo da reeita: 2172 ( no caso por causa do COFINS)


e assim sucessivamente nos meses que foram contribuidos errados.. seria isso?

Pois quando é pago o DAS o valor pago é divido entre esses impostos..

Ou seria apenas o mês e o valor total que foi pago?!


Obrigado

Andreia Cestari

Andreia Cestari

Prata DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 8 anos Terça-Feira | 22 setembro 2015 | 21:39

Luciano boa noite,

Desconheço utilização de Perdcomp para recolhimento de DAS simples nacional. ..

Pois o simples tem sua compensação dentro do próprio site logo abaixo do item de "apuração do DAS" ....onde da para efetuar compensações com simples pago a mais e simples a pagar, e bem simples e fácil de fazer...

Ou então montar um processo de restituição do valor do simples paga a mais, já fiz isso antes de ter essa ferramenta de compensação... e deu certo também demora um pouco mais a empresa recebeu.

Andreia

Luciano Bitencourt

Luciano Bitencourt

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Escrita Fiscal
há 8 anos Quarta-Feira | 23 setembro 2015 | 09:18

Andreia Cestari Souza e Fernando H. Buzaneli, Bom dia, no fim a minha pergunta ficou mal elaborada, a situação é a seguinte, foi entrando com um processo contra a receita federal pedindo o reingresso de um cliente ao simples nacional, e durante os 5 meses de tramitação do processo foi recolhido o DAS e sempre colocando o numero do processo que a receita nos forneceu, mas foi INDEFERIDO o pedido então retificamos todos os meses ( gia / SPeds /DCTF ) ... mas preciso pedir o dinheiro desses 5 meses pagos indevidos através do DAS, ai que entra o programa do PERDCOMP, para pedir o restituição do dinheiro a empresa... e fiquei com a duvida no preenchimento ..


Obrigado!!

Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 23 setembro 2015 | 11:15

Luciano,

Entendi, porém, o pedido de DAS compensação deve ser feito dessa forma, ou então tentar fazer um processo físico com declaração explicativa em fomulário próprio em papel.

Vou anexar ao tópico o Anexo I da IN RFB 900/08 (acredito ser esse o formulário), verifique.

Aconselho verificar também junto a RFB se ainda é valido o uso desse formulário e pedido de restituição/compensação do Simples dessa forma.

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br
Luciano Bitencourt

Luciano Bitencourt

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Escrita Fiscal
há 8 anos Sexta-Feira | 16 outubro 2015 | 20:06

Fernando H. Buzaneli, você acha que por ter feito o pagamento errado do DAS, o preenchimento do formulário deve ser qual?! '' PEDIDO DE RESTITUIÇÃO'' ou '' PAGAMENTO INDEVIDO OU A MAIOR - SIMPLES NACIONAL'' , por se tratar do DAS - Simples nacional, que foi pago errado, mas o '' pedido de restituição '' acredito que seja o certo pois ali da o campo de conta/agencia, pra ser depositado o dinheiro e tem o campo também pra assinalar ''PAGAMENTO INDEVIDO OU A MAIOR - SIMPLES NACIONAL (fl. 4)''



Obrigado!

Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 19 outubro 2015 | 13:05

Luciano, boa tarde

Não cheguei a fazer esse tipo de processo, mas entendo que se você quer que o valor seja restituído deve sim utilizar o "Pedido de Restituição", o indevido ou a maior, entendo que seria restituído, mas ao meu ver seria mais um caso para, por exemplo, abater o valor de guias futuras.

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.