x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 8.410

Conta Referencial - ECF Passivo a Descoberto

Rosana Silva

Rosana Silva

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 28 setembro 2015 | 16:06

Boa tarde,

Preciso classificar corretamente a conta Passivo a descoberto do meu plano de contas com o plano referencial da Receita.
Fui orientada pela Auditoria a utilizar a Seguinte conta: (-) Deságios em Investimentos Gerados até 31/12/2009 - no País -
Mas no meu caso não se enquadra no período. Alguém pode me ajudar em relação a isso??
Preciso finalizar minha ECF e falta apenas essa informação.

Desde Já,
Obrigado.

Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 28 setembro 2015 | 16:24

Rosana,

O Patrimônio Líquido ou o Patrimônio a Descoberto de uma empresa é um grupo e não uma conta analítica, então neste caso não há a necessidade de relacionar uma conta referencial.

Qual a relação disto com deságio em investimentos? Ou suas informações estão pela metade, ou a sua auditoria não entendeu a dúvida.

Rosana Silva

Rosana Silva

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 28 setembro 2015 | 16:53

Maurício,

Acredito que minha pergunta está incompleta. Temos participação em uma empresa que no qual o resultado da Equivalência está sendo Negativa. Registramos em uma conta do Passivo PROVISÃO P/ PASSIVO A DESCOBERTO. Registramos nessa conta os resultados negativos de Equivalência Patrimonial.
Preciso classificar essa conta no Plano Referencial.


Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 29 setembro 2015 | 09:40

Ok, entendido. Como não há uma conta específica para a provisão de passivo a descoberto em controladas, seguem minhas sugestões:

Se curto prazo: 2.01.01.17.28 Outras Obrigações – Circulante
Se longo prazo: 2.02.01.11.28 Outras Obrigações - Longo Prazo

Quanto ao que sua auditoria sugeriu, passivo a descoberto em controladas nada tem a ver com deságio.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.