x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 1.397

Como Informar IRRF, IRPJ na DCTF

vanderlei melo

Vanderlei Melo

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 13 outubro 2015 | 11:35

Bom dia amigos,

Estou com uma dúvida , meu cliente prestador de Serviços Lucro Presumido emite nota e tem retenção de irrf 1,5% mensalmente.

1 ) Na DCTF mensal eu não informo nada sobre essa retenção certo? pois quem irá recolher é o cliente dele.

2 ) Na DCTF trimestral, quando eu vou apurar o IRPJ e CSLL devo lançar já o valor do IR liquido ? segue exemplo:

a) Serviço Mensal Prestado = R$ 1 mil , IRRF retido R$ 15,00 , Valor liquido recebido = R$ 985,00
b) No Trimestre, Serviço Prestado R$ 3000,00 x 32%x15% = R$ 144,00 de IRPJ - 45,00 = IRPJ Liquido R$ 99,00

No exemplo acima, quando eu for preencher o IRPJ na DCTF do Trimestre , eu devo colocar o valor de R$ 99,00? Ou devo colocar R$ 144,00 e neste caso onde eu colocaria que já foi retido mensalmente R$ 15,00 ?

Preciso urgente dessa informação, quem puder me ajudar eu agradeço

at

Vanderlei Melo

Luiz Mauricio Rodrigues de Almeida

Luiz Mauricio Rodrigues de Almeida

Ouro DIVISÃO 2, Consultor(a)
há 8 anos Terça-Feira | 13 outubro 2015 | 13:03

Vanderlei Melo,
Boa tarde.

Considerando seus questionamentos, seguem respostas:

1 ) Na DCTF mensal eu não informo nada sobre essa retenção certo? Pois quem irá recolher é o cliente dele.
Certo, a obrigatoriedade de recolher o Imposto Retido é da pessoa que o reteve.

No exemplo acima, quando eu for preencher o IRPJ na DCTF do Trimestre , eu devo colocar o valor de R$ 99,00? Ou devo colocar R$ 144,00 e neste caso onde eu colocaria que já foi retido mensalmente R$ 15,00 ?

O valor a ser colocado na DCTF Trimestral é o valor do débito, ou seja, o IRPJ apurado menos as compensações de IRRF. Portanto, para o caso apresentado por você, na DCTF figurará o montante de R$ 99,00.

Att,

Luiz Mauricio Rodrigues de Almeida
Consultor Tributário e Contábil
Contador - CRC GO nº 24.586/5-O

e-mail: [email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.