x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 6

acessos 1.030

Andre luiz Polachini

Andre Luiz Polachini

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 15 outubro 2015 | 12:13

Bom dia.
Nossa empresa pagou em 02/2014 a titulo de estimativa o valor de R$ 1.500,00, desse valor, R$ 300,00 foi de juros, pois foi pago em atraso. No final do exercício a empresa apurou prejuízo fiscal. Esse valor pago antecipadamente no mes 02/2014 poderá ser objeto de compensação via perd/comp.
A minha dúvida é se na perd/comp eu posso compensar o valor total R$ 1.500,00 (com multa e juros) ou somente o valor principal R$ 1.200,00 ??

Obrigado.

Andre luiz Polachini

Andre Luiz Polachini

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 15 outubro 2015 | 14:24

Boa tarde Saulo.

A minha dúvida está exatamente aí, na época o juros e a multa eram realmente devidos, haja vista que o recolhimento foi feito em atraso. Porém no encerramento do período a empresa deu prejuízo.

O que eu fiz:

Informei na DIPJ Ficha 12-A o valor pago antecipadamente a titulo de estimativa no valor de R$ 1200,00 (principal).

Compensei um débito agora em 2015 com esse saldo de R$ 1.200,00 através de uma perd/comp de Declaração de Compensação "Saldo Negativo de IRPJ".

Agora eu pretendo fazer uma outra perd/comp para utilizar os juros e a multa R$ 300,00 deste Darf, perd/comp de pagamento indevido ou a maior, está correto a minha lógica ?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 8 anos Quinta-Feira | 15 outubro 2015 | 17:38

Boa tarde Andre,

Como lhe disse, o valor pago a maior ou indevidamente é o principal acrescido (se for o caso) da multa e dos juros) . Veja a possibilidade de retificar o PerDComp já transmitido. Confesso que não sei ao certo se é permitido transmitir um PerDComp para o valor principal e outro para a multa e os juros, quando se trata do mesmo crédito. Nada encontrei acerca deste assunto no curso EaD e no livro que consultei.

Tomara que algum outro frequentador do Fórum já tenha vivido caso semelhante e possa orientá-lo adequadamente.

...

mario ferrari

Mario Ferrari

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 9 dezembro 2015 | 00:31

Boa noite, Não sei se deveria escrever aqui ou abrir um novo tópico, mais não sei como abrir um novo tópico.

Fiz uma Perdcomp solicitando a devolução de um imposto de ganho de capital pago a maior. Solicitei a devolucao de 28 mil, só que depois vi que o correto seria 31 mil, como devo fazer? posso retificar a perdcomp ou cancelar e fazer uma nova? o que preencho quando abro o programa da receita da perdcomp?

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 8 anos Quarta-Feira | 9 dezembro 2015 | 07:15

Bom dia Mario!

Retifique a PerdComp...

Saulo!

Também não ví em nenhum lugar que fale sobre fazer 2 PerdComp (um para o principal e outro para os Acréscimos).. na minha opinião deveria retificar o PerdComp transmitido.


Sds



Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.