x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 2.798

INSS Patronal e CPP- Anexo V -A

Raquel Celidonio Wolp

Raquel Celidonio Wolp

Iniciante DIVISÃO 1, Sócio(a) Proprietário
há 8 anos Quinta-Feira | 15 outubro 2015 | 17:25

Boa tarde,

Sou sócia numa empresa de Consultoria Ambiental (Principal CNAE 71.12-0-00). Passamos a ser optante do Simples Nacional este ano. No entanto continuamos pagando 11% de INSS com base no pró-labore dos sócios e mais 20% do INSS patronal na GPS. Questionei meu contador sobre isso e ele informou que temos que pagar os 20% pois nos enquadramos no Anexo V-A do Simples Nacional. E não pagamos o INSS Patronal no DAS.

Bem fui lá verificar o Anexo V-A e lá consta que dentro dos 14,93% que temos que pagar estão os seguintes impostos: IRPJ, PIS/Pasep, CSLL, Cofins e CPP.

Meus questionamentos são os seguintes:

1- CPP (Contribuição Patronal Previdenciária) não seria a mesma coisa que o INSS Patronal?
2- Caso sim, ele me passou o enquadramento errado da nossa atividade?
3- Lendo a legislação verifiquei que somente quem se enquadra no Anexo IV realmente não paga o CPP no DAS, certo?
4- Meu contador esta equivocado e estamos pagando INSS pratonal em duplicidade?

Desde já agradeço a atenção.

Att,

Raquel

Luan Batista

Luan Batista

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 19 outubro 2015 | 15:33

Prezada Raquel, boa tarde!

Tentarei ajudá-la, tendo em vista que atualmente pesquiso pelo assunto.

1 - Sim, é a mesma coisa.

2 - Consultando o seu CNAE pela ferramenta disponibilizada aqui no portal, o enquadramento correto deste CNAE seria no anexo VI, onde se paga apenas a CPP já embutida. Seria interessante verificar com o seu contador o enquadramento correto.
>> https://www.contabeis.com.br/ferramentas/simples-nacional/7112000

3 - Certo.

4 - Praticamente isso, pois entendo que deve ser recolhido somente o CPP já incluso no DAS.


Espero ter ajudado.

Atenciosamente,

Luan Batista

SOARES

Soares

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 8 anos Sexta-Feira | 30 outubro 2015 | 10:49

Bom dia!
Por favor como calcular a GPS DE uma empresa Ltda tendo a mesma as seguintes informações:
2 funcionário com salário de 2.000,00 cada
3% rat
5,8% outras entidades
Grata!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.