x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 1.578

Patricia Oliveira

Patricia Oliveira

Iniciante DIVISÃO 2
há 9 anos Terça-Feira | 20 outubro 2015 | 22:42

Boa Noite

Estou iniciando uma empresa de confecções e o nosso primeiro cliente não compra se o CNPJ for "simples". Como estamos na fase de abertura da empresa e por enquanto fazendo a divulgação do nosso produto gostaria de saber qual a melhor opção de CNPJ, ou seja, em qual, alem do simples claro, os meus tributos seriam menor.

Obrigada!

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 9 anos Quarta-Feira | 21 outubro 2015 | 08:03

Bom dia Patricia,

Não é bem o CNPJ que determina a tributação e sim a opção tributária escolhida/adotada pela empresa.

Assim é que o CNPJ pode ser de uma empresa tributada pelo Simples Nacional, pelo Lucro Presumido ou pelo Lucro Real, ou até de um MEi (Microempreendedor individual), isto porque ele não indica o sistema tributário adotado pela pessoa jurídica.

Em termos de carga tributária o MEI é que está sujeito a menor, entretanto tem suas "desvantagens". Entre elas a do limite de receitas que não pode ultrapassar a R$ 60.000,00 anuais.

Nestes termos o sistema tributário que provavelmente melhor lhe atenda, por ter a carga tributária menor do que a do Lucro Presumido e do Lucro Real, ainda é o Simples Nacional.

...

Samuel S. Rodrigues

Samuel S. Rodrigues

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 21 outubro 2015 | 08:14

Bom dia Patrícia, esse caso do comprador não comprar por ser do simples é novidade, mas o que o colega Saulo colocou está corretíssimo, aí você precisa ver certinho qual é mais vantajoso para o seu caso, mesmo por que o lucro real somente é bom quando a margem de lucro é muito pequena, se for acima de 8% já vale a pena estudar o lucro presumido, e mesmo o simples nacional nem sempre é a melhor alternativa.


Abraço

________________________________________________________________________
"Faça o teu melhor, na condição que você tem, enquanto você não tem condições melhores, para fazer melhor ainda!"
(Mário Sergio Cortella)
Paulo

Paulo

Ouro DIVISÃO 1, Sócio(a) Comercial
há 9 anos Quarta-Feira | 21 outubro 2015 | 08:17

Bom dia Patricia,

Muito provavelmente o melhor para você seria o simples, tão melhor, ao ponto de, inclusive, perder eventuais clientes por quererem comprar de você por causa disso.

Eles não querem comprar porque não podem aproveitar, em sua plenitude, os créditos tributárias que poderiam caso sua empresa não fosse do simples, ou seja, trocando em miúdos e tentando ser simples mesmo que para isso sacrifique a técnica e contando com o perdão dos colegas: quando uma empresa vende para a outra, a que vendeu já recolhe alguns impostos que a que comprou como compensar.

Com isso, você já percebe que a sua margem vai cair bastante, porque em última análise e sendo muito simples e até grosseiro, você deixando de ser Simples e passando para outra tributação, você suporta uma carga tributária maior para que o comprador possa ter uma carga tributária menor.

Mas se for mesmo o caso, eu optaria pelo lucro real, a contabilidade tende a ser BEM MAIS CARA, e COM RAZÃO, e os tributos provavelmente também - sendo certo de uma gestão tributária aí pode ajudar bastante - mas se não tem outro jeito...

Boa sorte.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.