Leonardo
Iniciante DIVISÃO 3, Tradutor(a) Boa noite.
Trabalho como tradutor freelancer por meio de uma empresa (Gengo), recebo meu pagamento pelo Paypal e envio o que recebo para minha conta poupança da Caixa.
Este mês recebi uma média de 2400 (mesmo tendo usado uma parte com comprar pelo Paypal): 700 no dia 10 e 1700 no dia 25 (que são os dias que o Gengo paga).
Pelo que li (e espero ter entendido), é isento de pagar o carnê leão quem recebeu até cerca de R$ 1.903,98 este ano.
Minhas dúvidas são em respeito a isso, sobre se devo declarar o que recebi pelo paypal ou pelo que transferi para minha conta bancária (que foi um valor menor, já que, como disse, usei parte do dinheiro para comprar coisas pelo Paypal), se devo declarar os ganhos dos meses anteriores (comecei em abril), que foram inferiores ao valor
Se preciso declarar o carnê leão, como devo fazer corretamente? Seria um pouco difícil calcular os valores recebidos se a Receita exigir o que recebi e não o que passei pra conta bancária, já que o dólar costuma flutuar e a taxa de câmbio do Paypal é diferente, abaixo do valor oficial.
Na dúvida, devo declarar que ganhei mais ou isso pode acarretar problemas?
Fiz um teste com o programa e na parte que diz "Imposto devido", o resultado foi pouco menos de 40 reais.
Quanto ao IRPF, é mesmo necessário fazer apenas se ultrapassar o valor de 26 mil ou devo declarar mesmo sendo inferior?
Perdoem-me se o texto não estiver muito claro, sou muito novo nisso.
Obrigado desde já.