x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 878

Declaração IRPF MEI - Dúvida

Vander

Vander

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 8 anos Domingo | 15 novembro 2015 | 08:18

Minha esposa desde janeiro/2015 é MEI, sua ocupação é Instrutora de Cursos Gerencias/Preparatórios, esse ano ela vai fechar com um faturamento de R$ 58.000, como trabalha em casa ou nas empresas a qual aplica os cursos, ela praticamente não tem custos (apenas um pouco de material de escritório e combustivel, porém, como são valores baixos ela nunca pegou NF dessas despesas) e esse valor acaba ficando líquido para ela em rendimento, apenas descontando os R$ 532,80 (R$ 44,40 x 12) referente as guias que recolhe durante o ano.

Ela estipulou um Pro-Labore (retirada) de R$ 2.000 e o restante do que ganha fica aplicado numa conta da empresa.

Estou em dúvida de como lançar seus rendimentos na DIRPF e gostaria de saber se a forma a qual estou pensando está correta;

Em Rendimentos de sócio ou titular de Microempresa ou empresa tributada pelo Simples, exceto prolabore (...) da ficha "Rendimentos Isentos e Não Tributáveis eu declararia R$ 18.560 (R$ 58.000 x 32%) e na ficha "Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica" eu declararia R$ 24.000 (12 x R$ 2.000 referente ao Pro-Labore). Está correto? Nesse caso, como a distribuição de lucro os 32% são isentos e como a parte tributável não superou o limite de isenção, eu não teria imposto a recolher correto? E o restante do lucro, no caso R$ 58.000 - R$ 18.560 - R$ 24.000 - R$ 532,80 = R$ 14.907,20 que restariam na conta da empresa, o que eu faço? Preciso declarar esse restante em algum lugar e recolher imposto sobre ele? Ou posso deixar essa parte sem declarar?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 8 anos Segunda-Feira | 16 novembro 2015 | 07:40

Bom dia Vanderson,

Promova pesquisa no banco de dados do fórum acerxca do Oculto469%3Ajgr23wms47u&cof=FORID%3A10&ie=ISO-8859-1&q=Imposto+de+renda+do+mei&localsearch=forum" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link"> Imposto de renda do MEI

Você obterá farto material a este respeito, pois muito já se comentou aqui no Fórum.

Se ainda assim persistirem dúvidas, torne a entrar em contato.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.