x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 1.563

Declaração de IR - Código

Diego Yuri Carneiro de Jesus

Diego Yuri Carneiro de Jesus

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 26 novembro 2015 | 16:44

Boa tarde, amigos.
Fui gerar o código de acesso para o portal do E-cac e apareceu essa mensagem. Alguém poderia me dizer o que significa? Estou isento de declarar o IR.


"Você não apresentou declaração de imposto de renda (DIRPF) como titular em nenhum dos dois últimos exercícios.

Para acessar o Portal e-CAC, utilize um certificado digital próprio ou nomeie um procurador que possua certificado digital.

A Receita Federal oferece outros serviços via internet, fora do Portal e-CAC, sem a utilização de certificado digital ou código de acesso. Alguns desses serviços requerem dados específicos ou outros códigos de acesso. Verifique se algum deles atende suas necessidades.

Se precisar se dirigir a uma Unidade de Atendimento, consulte o endereço, horário de atendimento e possibilidade de agendamento."

"Senhor fazei de mim um instrumento de vossa paz."
(São Francisco de Assis)
Lucas

Lucas

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 26 novembro 2015 | 16:51

Diego,

Neste caso você deverá entregar a última DIRPF, mesmo estando isento.

Às vezes, a RFB exige que o contribuinte tenha o recibo de uma declaração. Acredito que seja para ter mais segurança, no sentido de que qualquer pessoa poderia pegar seus dados (nome e CPF) e criar um código de acesso; porém o recibo da entrega já é muito mais difícil de se obter se você não informá-lo a ninguém.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.