x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 410

Parcelamento do simples nacional

Gerson de Almeida

Gerson de Almeida

Iniciante DIVISÃO 2, Gerente
há 8 anos Segunda-Feira | 30 novembro 2015 | 19:08

Olá, a minha pergunta é:O que acontece com a empresa onde trabalho se não conseguir pagar o parcelamento o que pode acontecer.
Outra coisa é o juros e a multa ser muito alta.
Obrigado

Gerson

Danilo Zanon dos Santos

Danilo Zanon dos Santos

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 30 novembro 2015 | 22:06

Gerson de Almeida , boa noite!

Caso não pague o parcelamento em 3 parcelas, ele é rompido e os débitos deixam de ter a exigibilidade suspensa e podem ser cobrados judicialmente e a empresa inscrita na Dívida Ativa. Isso faz com que a empresa não consiga a sua Certidão Negativa, nem empréstimos e créditos ficam bloqueados.

A empresa também pode ser excluída do Regime Simples Nacional, o que normalmente acarreta um aumento considerável na carga tributária, principalmente relacionadas à folha de pagamento e também um aumento de serviços e obrigações acessórias.

Mas caso o parcelamento se rompa, pode ser feito um novo pedido e parcelado os débitos novamente (desde que o pedido não seja efetuado no mesmo ano do outro pedido).

Os juros e a multa já estão calculados no parcelamento e não há desconto algum. Inclusive há alteração dos valores referente atualização de juros da Taxa Selic mensal, que parcelado ou não, incorrerá do mesmo jeito caso não tenha pago.

Danilo Zanon dos Santos
Contador e Empresário
Zanon Assessoria Contabil
Site: https://www.zanoncontabil.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/zanoncontabil

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.