x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 19

acessos 12.031

Ricardo Alexandre dos Santos

Ricardo Alexandre dos Santos

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 20 agosto 2008 | 15:28

Tenho uma q fazer itr de uma propriedade rural, só q o comprador pagou pela propriedade R$ 8.000,00 e no valor venal ela esta avaliada por R$ 20.000,00 e foi por esse q ele pagou toda documentação de cartorio, Qual seria o valor correto para o ITR??

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 19 setembro 2008 | 18:29

Ricardo Alexandre dos Santos,

O valor que foi registrado no cartório é de R$ 20.000,00 e ele pagou R$ 8.000,00???

Ou os R$ 20.000,00 é apenas a base de cálculo das taxas e o imóvel foi registrado por R$ 8.000,00??

Você deve tomar como base do imposto o mesmo valor que a terra foi registrada.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Bruno

Bruno

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 15 setembro 2010 | 15:27

Boa Tarde pessoal!! Estou reativando este tópico porque não achei nenhum outro que trouxesse resposta a meu questionamento.

É o seguinte: Qual o tabela para calcular o ITR? Como procede o calculo, quais são as aliquotas? Fato Gerador...


Desde já grato!




Bruno Marioto

Bruno
Consultor Tributário

"O pessimista se queixa do vento, o otimista espera que ele mude e o realista ajusta as velas."
Bruno

Bruno

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 15 setembro 2010 | 16:56

Muito obrigado Wilson, foi muito util!


Bruno Marioto

Bruno
Consultor Tributário

"O pessimista se queixa do vento, o otimista espera que ele mude e o realista ajusta as velas."
VALQUIRIA M. FRANCO

Valquiria M. Franco

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 24 agosto 2011 | 14:00

Boa tarde colegas

Estou com um primeiro caso em meu escritório e gostaria de saber se alguém sabe o procedimento para alterar o nome e endereço do antigo dono para o atual dono de um sitio.

att

________________________________________
"Coragem, perseverância e Fidelidade ao Senhor"
Adalberto José Pereira Junior
Consultor Especial

Adalberto José Pereira Junior

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 24 agosto 2011 | 14:21

Valquiria,

Quando da alienação total do imóvel rural, o alienante deve comunicar a RFB através do formulário Diac - Comunicação de Alienação.

Clique no link abaixo e veja os documentos que devem acompanhar tal formulário.

Documentação necessária à Comunicação de Alienação

Att.
Adalberto

Adalberto José Pereira Junior
Contabilidade
Consultoria/Assessoria Tributária
[email protected]
(16) 99263-0266
SERGIO HOFFMEISTER

Sergio Hoffmeister

Ouro DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 13 anos Quarta-Feira | 24 agosto 2011 | 14:32

Valquiria O contribuinte ou o seu sucessor comunicará ao órgão local da Secretaria da Receita Federal (SRF), por meio do Documento de Informação e Atualização Cadastral do ITR - DIAC, as informações cadastrais correspondentes a cada imóvel, bem como qualquer alteração ocorrida, na forma estabelecida pela Secretaria da Receita Federal.

Até mais!!!

PS: se não achar o formulario lhe mando por e-mail

E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a musica!
67 996139920  whatzapp
VALQUIRIA M. FRANCO

Valquiria M. Franco

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 24 agosto 2011 | 15:24


Talvez eu não tenha comentado o seguinte fato... o dono do sitio faleceu e o sitio não entrou em inventário, por ter somente contrato de compra e venda em seu nome, agora sua esposa quer passar o sitio para o seu nome, já tem o contrato em seu nome (esposa) porém falta na Receita e CCIR. Neste caso também deverei preencher o documento DIAC, pois não é venda?

________________________________________
"Coragem, perseverância e Fidelidade ao Senhor"
VALQUIRIA M. FRANCO

Valquiria M. Franco

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 24 agosto 2011 | 16:00

Não tem escritura, pois são terras de posse, só dá direito a usucapião.

________________________________________
"Coragem, perseverância e Fidelidade ao Senhor"
SERGIO HOFFMEISTER

Sergio Hoffmeister

Ouro DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 13 anos Quarta-Feira | 24 agosto 2011 | 16:09

Bom !!! neste caso você deve usar o formulario DIAC:

O Documento de informação e Atualização Cadastral do ITR (Diac) – Inscrição destina-se a coletar informações cadastrais do imóvel rural a ser inscrito no Cadastro de Imóveis Rurais (Cafir) da Secretaria da Receita Federal (SRF), bem como de seu proprietário, enfiteuta ou foreiro, usufrutuário ou possuidor a qualquer título.

E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a musica!
67 996139920  whatzapp
Eliz

Eliz

Prata DIVISÃO 2, Autônomo(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 24 agosto 2011 | 16:19

Boa tarde colegas......

Na ficha Identificação do contribuinte, programa declaração ITR 2011, caso: em 2010 o contribuinte residia em um endereço e agora reside em outra endereço, devo apenas colocar o novo endereço na declaração de 2011, precisa de algum outro procedimento???

Agradeço a atenção, desculpa mais é a 1° vez q estou fazendo a declaração

Att

Béti

"A corrida para a excelência não tem linha de chegada." (David Rye)
SERGIO HOFFMEISTER

Sergio Hoffmeister

Ouro DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 13 anos Quarta-Feira | 24 agosto 2011 | 16:25

perceba que abaixo da ficha existe uma pergunta ... sim ou não?

E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a musica!
67 996139920  whatzapp
VALQUIRIA M. FRANCO

Valquiria M. Franco

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 24 agosto 2011 | 16:42


Sergio

obrigado pelas informações, é bom trocarmos informações no forum sobre propriedade rural, pois tem poucos tópicos sobre este assunto.

abraços

________________________________________
"Coragem, perseverância e Fidelidade ao Senhor"
Manoel Orivaldo

Manoel Orivaldo

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 31 agosto 2012 | 14:35

Boa tarde amigos.


Estou com dúvidas no preenchimento do ITR de um condomínio de chácaras

O condomínio possui associação dos moradores, porem é recente, neste caso qual seria a forma correta de declarar o ITR? no CNPJ da associação ou em nome dos proprietários como vinha sendo feito em anos anteriores?

Muito obrigado.

LIDIANA FIDELES

Lidiana Fideles

Prata DIVISÃO 2, Cortador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 18 fevereiro 2013 | 10:18

olá, fui procurada por um proprietário rural que recebeu como herança uma área de 30 hectares de terra, no ano de 2007, e tomou posse dessa herança mediante uma declaração dos demais herdeiros os quais cediam a propriedade para o mesmo. desde então ele não fez as declarações de terra, gostaria de saber como proceder nesse caso visto que ele quer regularizar a sua situação para implantação de um projeto destinado ao produtor rural.

Queria agradecer a todos os membros deste fórum pois essa cooperação mutua e o interesse em compartilhar conhecimentos é sem duvida um dos grandes atributos deste fórum!!!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.