x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 6

acessos 3.100

Construtora precisa fazer incorporação de Terreno

VINI S.

Vini S.

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 8 dezembro 2015 | 20:02

Uma Construtura, foi formado por dois sócios um dos sócios integralizou como terreno.
A pergunta é precisa fazer a incorporação deste terreno pois esta no nome do sócio?

Se sim como faço para fazer a incorporação ?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 8 anos Quarta-Feira | 9 dezembro 2015 | 08:40

Bom dia Vinicius

Este terreno deve ser escritura (Registro de Imóveis) em nome da empresa, pois a partir do instante em que foi dada como parte da integralização de quotas de capital pelo sócio, o terreno legalmente é da empresa.

...

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

há 8 anos Quarta-Feira | 9 dezembro 2015 | 17:21

Boa tarde Vinicius

O que (exatamente) você quis dizer com "processo de incorporação"?

Refere-se a incorporação do imóvel no patrimônio da empresa, ou incorporação do terreno propriamente dito por ter sido loteado?

...

VINI S.

Vini S.

há 8 anos Quinta-Feira | 10 dezembro 2015 | 11:50

Olá Saulo Heusi!

Confesso que não entendo muito bem da parte do const. civil. Pelo que está me dizendo tenho que fazer duas incorporação.

Assim reformulo a minha pergunta:

Como faço a incorporação do imóvel no patrimônio da empresa?

E a 2º pergunta

Como faço a incorporação do terreno propriamente dito por ter sido loteado ?

aguardo.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

há 8 anos Quinta-Feira | 10 dezembro 2015 | 14:18

Boa tarde Vinicius

A incorporação do imóvel no patrimônio da empresa se dá pela simples compra. Se a vista deve ser contabilizada a débito da conta estoques e a crédito da conta Caixa e Equivalentes desta.

A incorporação do terreno por ter sido loteado requer alguns cuidados:

1 - A empresa deve ser incorporadora, não apenas construtora, para tanto deve alterar o contrato social se ainda não o alterou. Esta empresa não pode ser tributada pelo Simples Nacional.

2 - O terreno pode ser desmembrado ou loteado.
Desmembramento é a subdivisão de uma gleba (área) em lotes para edificação, na qual seja aproveitado o sistema viário oficial local, isto é, não se abrem vias, ruas ou logradouros públicos nem se ampliam ou modificam os existentes, para que as edificações e os acessos a elas sejam factíveis.

Loteamento é a subdivisão de uma gleba (área) em lotes, destinados a edificações, com abertura de novas vias de circulação e de logradouros públicos ou de ampliação, modificação ou prolongamento dos existentes.

A incorporação deve ser feita quando da construção de edificações para venda.

...

VINI S.

Vini S.

há 8 anos Segunda-Feira | 28 dezembro 2015 | 10:57

Bom dia !

No meu caso, a incorporação na empresa é somente fazer uma nova escritura no cartório passando do sócio para a empresa é isso ?

o Meu caso ela (construtura) já tem incorporação, e vai ter que abrir vias pois era um terreno só, neste caso tenho que fazer a incorporação né!
Como faço esta incorporação ?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.