x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 366

Mário Rigotti Filho

Mário Rigotti Filho

Prata DIVISÃO 2, Sócio(a) Gerente
há 8 anos Segunda-Feira | 21 dezembro 2015 | 15:37

Boa tarde.

Uma empresa que até 2013 era ME, em 2014 passou para EPP e agora em 2015, o faturamento ficou menor que o permitido para EPP, tem que obrigatoriamente voltar para ME?

Obrigado pela ajuda
Mário Rigotti Filho

Recursos Humanos
Desenvolvimento WEB
Lato Software
João Henrique

João Henrique

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 8 anos Quarta-Feira | 30 dezembro 2015 | 13:37

Olá amigo, consultei a legislação a respeito e não vi nenhuma OBRIGATORIEDADE.

O dispositivo legal que trata o tema é a INSTRUÇÃO NORMATIVA DNRC Nº 103, DE 30 DE ABRIL DE 2007.

Nessa instrução fala os procedimentos a ser feito para o reenquadramento de ME para EPP ou EPP para ME.


Agora sabemos bem que de acordo com o artigo 966 da Lei nº 10.406/2002 são considerados microempresas (ME) ou empresas de pequeno porte (EPP), nas seguintes situações:

- Microempresa: o empresário e a pessoa jurídica, ou a ela equiparada, que aufira, em cada ano-calendário, receita bruta igual ou inferior a R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta mil reais);

- Empresas de Pequeno Porte: o empresário e a pessoa jurídica, ou a ela equiparada, que aufira, em cada ano-calendário, receita bruta superior a R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta mil reais) e igual ou inferior a R$ 3.600.000,00 (três milhões e seiscentos mil reais).

Acredito que se você não vier a fazer esse reenquadramento não terá tanto problemas com o fisco.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.