x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 533

Distribuição de Lucros - Simples Nacional

Rafael Teske

Rafael Teske

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 4 janeiro 2016 | 15:20

Olá!

Uma empresa que vai baixar em janeiro deste ano e que tem o caixa em 150.000 e lucro 100.000, Eu só posso distribuir para os sócios os os 100.000 dos lucros? Oque fazer com a diferença que seria os 50.000 que ficaram no caixa?

Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 4 janeiro 2016 | 16:18

Rafael ,

Como lançamento a título de pro-labore apenas os 100 mil, os demais valores existentes no balanço patrimonial incluindo obrigações serão transferidas aos sócios por meio de cláusula exposta no contrato social, digo, distrato social.


Sds.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 6 janeiro 2016 | 17:09

Rafael Teske, boa tarde


A contabilização de extinção de uma empresa não envolve apenas "caixa e lucros", isoladamente.

Considerando que o patrimônio é composto por bens, direitos, obrigações e o Patrimônio Líquido, pressupõe-se que a entidade ainda terá direitos a realizar, obrigações a liquidar e ainda as contas de resultado do período a apurar que poderão gerar um saldo positivo (lucro) ou negativo (prejuízo).

Neste contexto, com certeza ao encerrar todas as contas sobrarão somente algumas contas ativas (disponibilidades e talvez imobilizado), Lucros a Pagar e o Patrimônio Líquido (capital social) que terão valores equivalentes.

Como o capital é restituído aos sócios no encerramento das empresas, com certeza as disponibilidades e eventualmente alguns bens servirão para devolver aos sócios tudo o que sobrou em lucros a pagar e o capital social.


Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.