x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 1.016

Como calcular impostos para empresa recém aberta

Jose Fortes

Jose Fortes

Iniciante DIVISÃO 2, Analista
há 8 anos Quarta-Feira | 6 janeiro 2016 | 09:19

Senhores,

acabei de abrir uma empresa e estou na dúvida ainda sobre o regime de tributação que utilizarei. Estou tendo enormes dificuldades de simular a carga tributária, pois sempre se fala em receita dos últimos 12 meses, e a empresa ainda vai completar seu segundo mês de vida.

No primeiro mês, não houve emissão de NF, consequentemente, não houve recolhimento de pró-labore.
Do segundo mês em diante haverá emissão de nota e recolhimento de pró-labore.

Minha dúvida básica é:
1) Caso eu opte pelo SImples - Anexo V - Como calculo o valor dos "últimos 12 meses", tanto para receita quanto para pro-labore?
2) Caso eu opte pelo Lucro Presumido- Como calculo o valor dos "últimos 12 meses", tanto para receita quanto para pro-labore?

Um grande abraço a todos!

Jose Luis

Márlus Mauri de Meira Mathias

Márlus Mauri de Meira Mathias

Diamante DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 6 janeiro 2016 | 12:42

Jose

quanto ao simples ou presumido

no momento da abertura e até 30 dias do último ato de abertura ( Federal, estadual , municipal ) deve ser feita a opção pelo simples ou não.

caso não tenha efetuado a opção no prazo, a empresa automaticamente estará enquadrada na sistema normal ( presumido ou real )

voce pode confirmar a sua situação do simples ou não pelo link:

http://www8.receita.fazenda.gov.br/SIMPLESNACIONAL/aplicacoes.aspx?id=21


caso tenha optado pelo simples, o próprio sistema do DAS fa zos cálculos, bastando informar nos campos corretamente

pelo lucro presumido , não há cálculos com base nos últimos 12 meses


no caso do Prolabore

caso os seus faturamentos de enquadre no anexo IV, a empresa recolhe os 20% sobre os prolabore ( além dos 11% da descontados no PL )
caso opte por outro anexo, recolher apenas a parte descontada do PL ( 11%)


e no caso do lucro presumido, recolherá os 20% e os 11%.


em ambos os casos, haverá o recolhimento somente quando houver o PL





caso tenha mais dúvidas, volte a postar


Márlus

Jose Fortes

Jose Fortes

Iniciante DIVISÃO 2, Analista
há 8 anos Quinta-Feira | 7 janeiro 2016 | 07:20

Marlus,

obrigado pela ajuda!

Na verdade a minha dúvida é: como será incidido o imposto nos primeiros meses de vida da empresa em cada um dos regimes de tributação. Por exemplo: no Lucro presumido, voce paga 2,4% de IR caso seu faturamento seja de até R$ 120.000,00 anuais, e 4,8% caso seja superior a isso. Vamos supor que no primeiro mês de vida da empresa, eu emita uma nota de R$ 20.000,00, e no segundo e terceiro mês, eu emita uma nota de R$ 15.000 em cada um deles. Como será calculado o imposto no primeiro trimestre? Porque se formos fazer uma média, ficaria acima de 120.000 anuais, mas se somarmos os valores, fica abaixo! que alíquota eu uso?

No caso do simples, anexo V, como ficaria? Eu faço alguma média de valores ou gero o imposto em cima apenas do que eu emiti?

Essas dúvidas, quando sanadas, serão a base para que eu opte em que regime vou prosseguir!

Abraços
Jose Luis

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.