x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 574

pendencia na declaração

JAQUELINE CRISTINA ARTIOLI

Jaqueline Cristina Artioli

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Escritório
há 8 anos Segunda-Feira | 11 janeiro 2016 | 08:45

Bom dia
Estou com um problema e nao consigo resolver. Minha cliente teria restituição do IRPF 2015, porem a mesma tem dividas com a Receita Federal no qual esta parcelada, falaram para mim que a restituição iria abater na sua divida. Fomos consultar e a declaração esta com pendencia.

Débitos em Aberto

O que aconteceu?
O contribuinte possui restituição de imposto de renda, mas existem débitos em aberto no âmbito da Receita Federal e/ou Procuradoria da Fazenda Nacional.


O que fazer?
Aguardar o recebimento de uma notificação da Receita Federal comunicando a compensação dos débitos acima com o Imposto a Restituir. Nesse momento será iniciado o prazo para a apresentação de manifestação de inconformidade quanto à compensação, o que reterá sua restituição até que os débitos sejam liquidados.
Como alternativa à compensação, o contribuinte poderá efetuar o pagamento junto à rede bancária autorizada e aguardar a liberação da restituição.


Como devo selecionar esse problema? Pois mandaram ir na Receita Federal, mas quando se vai la eles falam que é tudo pelo E-cac, por favor me ajudem


Obrigada

JAILSON PESSOA LIMA

Jailson Pessoa Lima

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 11 janeiro 2016 | 09:32

Bom Dia Jaqueline, primeiramente vc deve entrar no E-cac e verificar a pendência do débito e se possível efetuar o pagamento desse ou desses débitos, só assim a RFB irá deferir a restituição pois nessa sugestão é mais rápido e menos burocrático.

Espero ter ajudado.

JPL CONTABILIDADE
JAILSON PESSOA LIMA
email: [email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.