x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 2.198

Despesas de Plano de Saúde via MEI

Silvio Cesar Siqueira

Silvio Cesar Siqueira

Iniciante DIVISÃO 2, Analista
há 8 anos Quarta-Feira | 13 janeiro 2016 | 16:09

Prezados Senhores,


Estou com a seguinte dúvida:

Minha esposa é Microempreendedora Individual (MEI) e nosso plano de saúde é pelo CNPJ dessa empresa.
Ela é minha dependente do Imposto de Renda, mas sou eu quem pago o plano de saúde que está no nome da empresa dela.
Pergunta: Posso declarar no meu imposto de renda as despesas referentes a esse plano de saúde, visto que o Plano de Saúde está no nome da empresa MEI de minha esposa?

Atenciosamente,
Silvio Cesar Siqueira

Bruna

Bruna

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 20 janeiro 2016 | 10:13

Silvio, bom dia!
Existe uma declaração chamada DMED, uma declaração obrigatória para todos médicos, dentistas, psicológos, operadoras de saúde, etc. Nela só pode ser declarado os valores recebidos de PESSOAS FÍSICAS, logo se o boleto está em nome e CNPJ da empresa de sua esposa, não será informado nessa declaração e a RFB não terá como cruzar essa informação com o plano de saúde.
Você pode declarar apenas recibos que estejam em seu nome ou no nome de sua esposa.


O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.