x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 694

IR - Imposto de Renda sobre valores depositados e sacados

HEKTOR DE PAULA

Hektor de Paula

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 8 anos Quinta-Feira | 14 janeiro 2016 | 10:18

Ao longo de 03 anos, eu trabalho na empresa da minha família, sempre eles transferem dinheiro pra minha conta para que eu faça o saque, por mês deve rodar em torno de R$ 5.000,00 na minha conta.

Gostaria de saber se esse dinheiro que entra e sai da minha conta pode me trazer algum problema ou eu ser incluído na malha fina da receita, porque eu não declaro imposto de renda por receber na carteira o valor de R$ 1465,00.

Se for necessario declarar este valor que entra na minha conta apenas para saque(ps: o dinheiro é depositado e em seguida ja é feito o saque), o que devo fazer?

Att

Hektor

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 8 anos Quinta-Feira | 14 janeiro 2016 | 13:19

Boa tarde Hektor,

É certo que a Receita Federal já está sabendo dos referidos depósitos (vide IN SRF 802/2007) e consequentes saques, mas é certo também que você recebendo apenas R$ 19.045,00 por ano está desobrigado da apresentação da DIRPF.

Este fato (por enquanto) o afasta da hipótese de ter problemas com a Receita Federal, entretanto é imperativo que você pare com este tipo de operação, até porque pode prejudicar não só a você como também a empresa de sua família que certamente não regulariza tais transferências.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.