x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 8

acessos 11.380

Locação de Bens Móveis

ADRIANA DINIZ BRAGA

Adriana Diniz Braga

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 8 anos Sexta-Feira | 15 janeiro 2016 | 11:15

Prezados consultores, um ótimo dia a todos!

Trabalho para uma empresa em Minas Gerais que fabrica maquinas de sorvetes. SUA FORMA DE TRIBUTAÇÃO É NO LUCRO PRESUMIDO

Eles estão com a intenção de locarem estas maquinas, com a possibilidade de compra e venda ao final do contrato de locação.

Pelo que pesquisei até o momento, foi possível verificar que a locação de bens móveis não se trata de prestação de serviços, visto que não consta na Lista Anexa da Lei Complementar 116/2003 que trata do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza e por este motivo não há a incidência do ISSQN. E também, conforme Súmula Vinculante nº 31 :

“SÚMULA VINCULANTE Nº 31

É INCONSTITUCIONAL A INCIDÊNCIA DO IMPOSTO SOBRE SERVIÇOS DE QUALQUER NATUREZA – ISS SOBRE OPERAÇÕES DE LOCAÇÃO DE BENS MÓVEIS.”

O meu questionamento é sobre quais os impostos incidirão sobre a receita proveniente desta locação e quando ocorrerá o fato gerador de cada um deles e recolhimento?

Li por exemplo, mas não sei se esta certo que suas receitas não terão incidência de PIS/Cofins, uma vez que estes incidem sobre o faturamento, e, faturamento decorre da venda de mercadoria e/ou serviços.....Mas a locação de bens móveis como acima mencionado não é prestação de serviços.

Poderiam por gentileza me esclarecerem estas questões de quais impostos deverão incidir sobre estas receitas no âmbito municipal, estadual e federal? e quando ocorrerá o fato gerador e recolhimento dos mesmo.

Aguardo retorno

Adriana Diniz Braga

ADRIANA DINIZ BRAGA DE SOUZA
Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 15 janeiro 2016 | 12:59

Adriana, desculpe a demora, mas a base legal está em uma apostila física que tenho e sinceramente de cabeça não me recordo.

Você está com dúvida em relação a impostos no momento da venda também? Ou realmente era só no aluguel?

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br
Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 8 anos Sexta-Feira | 15 janeiro 2016 | 13:05

Boa tarde!

Lucro Presumido - Locação de Bens Móveis -> Serviços -> Impostos Incidentes e Alíquotas

Pis 0,65%
Cofins 3%
IRPJ (32%) * 15%
CSLL (32%) * 9%

São estes os impostos incidentes pela Locação de Bens Móveis.

Ou seja, na hoa de apurar a CSLL e o IRPJ, a base de cálculo do Imposto sobe a locação é diferente da Base de Cálculo da Industria, tem que ter esse cuidado na apuração.

Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 15 janeiro 2016 | 20:31

Boa noite,

Apenas complementando a base legal do PIS/COFINS que havia citado.

A Lei 12.973/2014, em seu . art. 2º estabeleceu o novo conceito de receita bruta para fins de tributação que estava previsto no art. 12 do Decreto-lei nº1.598/77.

Art. 12. A receita bruta compreende:

I - o produto da venda de bens nas operações de conta própria;

II - o preço da prestação de serviços em geral;

III - o resultado auferido nas operações de conta alheia; e

IV - as receitas da atividade ou objeto principal da pessoa jurídica não compreendidas nos incisos I a III
.

O trecho em negrito é aonde se enquadra o PIS/COFINS sobre faturamento no que diz respeito a locação.

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br
ADRIANA DINIZ BRAGA

Adriana Diniz Braga

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 8 anos Sábado | 16 janeiro 2016 | 18:10

Agradeço a todos. As orientações foram todas muito válidas.
Me restam apenas mais três dúvidas :
1 - lembrando que a empresa está em MG, nesta atividade não haverá incidência de ICMS, certo?
2 - as máquinas que serão locadas deverão está incorporadas ao ativo imobilizado? Se sim, existe um prazo? Por exemplo devem estar incorporadas a pelo menos 1 ano para serem locadas? E como é feita essa incorporação?
3 - a atividade de locação obviamente deverá constar no objetivo social no contrato, certo?

ADRIANA DINIZ BRAGA DE SOUZA
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 8 anos Domingo | 17 janeiro 2016 | 09:37

Bom dia Adriana,

Na mesma ordem aposta por você:

1 - A locação não é serviço e muito mesmo comércio, logo não haverá incidência do ICMS

2 - As máquina destinadas a locação deverão constar contabilmente do ativo não Circulante - Imobilizado. Não há prazo para imobilização e muito menos para locação. A transferência para o imobilizado sedar-se-á via simples lançamento contábil.

3 - Naturalmente. Sem a permissão para locação registrada no Contrato Social, não é recomendável a locação por habitualidade.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.