x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 8

acessos 702

MARCELA MARQUES DIOCLÉCIO

Marcela Marques Dioclécio

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 19 janeiro 2016 | 16:15

Olá pessoal,
Boa tarde!!

Preciso de uma ajuda, este ano vou declarar pela primeira vez a DASN de um estabelecimento pequeno da minha prima. Consultei o pagamento do carnê MEI e estão em dia.

Só que acho que tenho um problema, pois o estabelecimento é um bar, onde ela não emiti recibos de venda das bebidas e aperitivos, e a unica coisa que ela tem são cupons fiscais de compras que ela realiza em supermercados que vendem em atacado.

A questão é, como eu posso realizar o preenchimento desta declaração? Tendo em vista que não há nenhum recibo de faturamento sobre os clientes que frequentam o estabelecimento.

Fico no aguardo de uma ajuda urgente rs.

Muito obrigada pela atenção.

Geórgia Beatriz Pereira Bittencourt

Geórgia Beatriz Pereira Bittencourt

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 19 janeiro 2016 | 16:21

Boa tarde Marcela,

como MEI é dispensado de emitir nota fiscal, você irá preencher a declaração normalmente.

No relatório mensal de receitas brutas tem uma parte que é justamente quando não há emissão de nota fiscal.

Todo progresso acontece fora da zona de conforto. (Michael John Bobak)

Atenciosamente,

Geórgia Beatriz Pereira
Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 20 janeiro 2016 | 08:05

Marcela Marques Dioclécio
Bom dia!

Complementando as informações já fornecidas pela usuária Geórgia Beatriz Pereira, segue:

O MEI estará dispensado de emitir nota fiscal para consumidor pessoa física, porém, estará obrigado à emissão quando o destinatário da mercadoria ou serviço for outra empresa, salvo quando esse destinatário emitir nota fiscal de entrada.

O empreendedor deverá registrar, mensalmente, em formulário simplificado, o total das suas receitas. Para tanto, deverá imprimir e preencher todo mês o Relatório de Receitas Brutas Mensais, conforme modelo disponível no Portal do Empreendedor.

Att..

"100% focado onde houver 1% de chance"
MARCELA MARQUES DIOCLÉCIO

Marcela Marques Dioclécio

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 20 janeiro 2016 | 10:08

Paulo Schafer,
Bom dia!!

Agradeço muito a resposta, mas ainda estou com uma pequena dúvida.

Caso ela não tenha como comprovar a receita dela, pois ela vende bebidas e alimentos para pessoas físicas, sem nenhum tipo de recibo ou cupom fiscal, e acaba assim sem ter como comprovar essa receita correto??

Como posso preencher a declaração, pois sei que ela só tem alguns cupons fiscais de algumas compras realizadas.

Obrigada até o momento pessoal!!

Geórgia Beatriz Pereira Bittencourt

Geórgia Beatriz Pereira Bittencourt

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 20 janeiro 2016 | 10:15

Bom dia Marcela,

o MEI não é obrigado a emitir nota fiscal, logo não é necessário um meio para comprovar essas receitas, você vai preenchendo que acordo com o que entra em caixa.

Compreendeu?

Todo progresso acontece fora da zona de conforto. (Michael John Bobak)

Atenciosamente,

Geórgia Beatriz Pereira
Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 20 janeiro 2016 | 10:15

Marcela Marques Dioclécio

O empreendedor deverá ter no mínimo um controle simples (anotações) de suas vendas, para assim produzir informações para gerenciar o seu negócio
como também prestar informações ao fisco (Dasn Simei).

Att..

"100% focado onde houver 1% de chance"
Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 8 anos Quarta-Feira | 20 janeiro 2016 | 10:16

Bom dia Marcela!

O correto é você pegar a "contabilidade" interna dela, que deve ser um caderno, onde com certeza ela controla o que vendeu e comprou no dia/mês/ano...

E sugiro que a partir de 2016, você indique para ela comprar um Livro Caixa e fazer as anotações corretas, o que vendeu e o que comprou, isso não apenas ajudará você na sua declaração, mas será de suma importância se o estabelecimento está ou não sendo lucrativo.



Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.