x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 2.948

Responsabilidade Declaração de IRPF

THAINA SANTOS

Thaina Santos

Prata DIVISÃO 2, Assistente Administrativo
há 8 anos Quinta-Feira | 21 janeiro 2016 | 14:55

Boa tarde ,

Uma pessoa me procurou para fazer a declaração de Imposto de Renda de pessoa física, alegando ser autonômo que que colocasse uma renda de R$ 5.000,00 mensal.
Porém não havia nenhum comprovante, extrato bancário etc.
Provavelmente essa pessoa estava precisando de algum financiamento bancário.

Minha dúvida é :

Eu tenho alguma responsabilidade nessa informação ao enviar a declaração ?
Ou é responsabilidade inteiramente do contribuinte ? Digamos que caia em malha fina ou algo do tipo.

Obrigada!

Márlus Mauri de Meira Mathias

Márlus Mauri de Meira Mathias

Diamante DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 21 janeiro 2016 | 17:47

Thaina, o imposto de renda é de de responsabilidade do cliente fornecer as informações, se ele pretende informar os valores em torno de R$ 5.000,00 , apenas o informe que vai ter o IR a pagar sobre esse valor.


quanto a possivel responsabilidade sua, a Receita somente notifica o contador quando se verifica uma grande quantidade de IR com valores inexatos.

outra. tem muitos bancos e comércios que não estão mais aceitando somente a declaração.

Márlus

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 8 anos Quinta-Feira | 21 janeiro 2016 | 21:25

Boa tarde Thaina.

Em que ficha você irá colocar o rendimento de cinco mil mensais, na única possível, ou seja, na de "Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoas Físicas Diversas"? Rendimentos desta monta estão sujeitos ao pagamento do INSS e do IR nos moldes do Carnê Leão.

Além do que o Márius comentou, tenha em conta que,

se este contribuinte lhe pagar e manter consigo um comprovante de que o fez, pode simplesmente incriminá-la sob a alegação que a pagou para fazer o que ele não sabia e que você fez "tudo errado".

Tome muito cuidado com isto. Declaração de Imposto de Renda, só com comprovantes idôneos.

...

THAINA SANTOS

Thaina Santos

Prata DIVISÃO 2, Assistente Administrativo
há 8 anos Sexta-Feira | 22 janeiro 2016 | 08:43

Muito Obrigada Pessoal,

Eu acabei dispensando esse cliente. É complicado essa situação.
Estou pensando em pegar alguma declaração assinada, da informação repassada , quando se tratar de casos assim.

Obrigada, bom final de semana!

DANIEL ALBUQUERQUE

Daniel Albuquerque

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 22 janeiro 2016 | 08:56

Thaina Santos , Bom Dia!


O que os colegas comentaram acima e o correto devemos esta atentos, pois as vezes nos deperamos com uma situação dessas e acabamos fazendo isso so pra tentar ajudar um amigo ou parente e no final das contas quem acaba sendo prejudicado somos nos mesmo. So o que vai ter agora como esta se aproximando de mandar o irrf ano base 2015, e ja pessoas desse tipo pedindo pra gente dar um jeitinho, sem a base legal não dar

Tú se tornas ETERNAMENTE responsavél, por aquilo que cativas!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.