x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 1.125

DIRF 2016 - Quem é obrigado a declarar o rendimento acumulad

Tássia Valle

Tássia Valle

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 4 fevereiro 2016 | 16:30

Prezados amigos contabilistas, boa tarde!

Gostaria que me ajudassem com o seguinte questionamento:

Quem é o responsável a declarar na DIRF os rendimentos recebidos acumuladamente, quando os mesmos forem pagos pela Justiça do Trabalho? Sendo que a própria Justiça do Trabalho também gerou o DARF ref. ao rendimento pago.

E minha dúvida aumenta pois não saberia como proceder na declaração desses processos, pois essa informação não está no conta corrente e como não fomos nós que geramos os DARF's então não temos essa informação declarada na nossa DCTF.

Se eu declarar na DIRF esses processos como a RFB vai conciliar estas informações? já que não constam nas DCTF's mensais...

O Item em negrito coloca a condição de uma ou outra.
O que vocês acham? Fico sem declarar esse pessoal que recebeu pela justiça do trabalho? já que não fomos nós quem geramos os DARFs...

LEI Nº 7.713, DE 22 DE DEZEMBRO DE 1988.

Art. 12-A. Os rendimentos recebidos acumuladamente e submetidos à incidência do imposto sobre a renda com base na tabela progressiva, quando correspondentes a anos-calendário anteriores ao do recebimento, serão tributados exclusivamente na fonte, no mês do recebimento ou crédito, em separado dos demais rendimentos recebidos no mês. (Redação dada pela Lei nº 13.149, de 2015)

§ 1o O imposto será retido pela pessoa física ou jurídica obrigada ao pagamento ou pela instituição financeira depositária do crédito e calculado sobre o montante dos rendimentos pagos, mediante a utilização de tabela progressiva resultante da multiplicação da quantidade de meses a que se refiram os rendimentos pelos valores constantes da tabela progressiva mensal correspondente ao mês do recebimento ou crédito. (Incluído pela Lei nº 12.350, de 2010)

Atenciosamente,

Tássia.

Tássia Valle

Tássia Valle

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 5 fevereiro 2016 | 07:27

Bom dia Saulo!

Mas minha dúvida é ref. ao rendimento acumulado pago diretamente pela Justiça do Trabalho, onde há bloqueio de nossas contas e a Justiça que faz esse bloqueio mensal e repassa aos reclamantes, sendo assim, é a própria Justiça que também gera o Darf desses rendimentos.



O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.