x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 2.594

Retificar DCTF com saldo devedor

MARISA RODRIGUES SANTANA

Marisa Rodrigues Santana

Bronze DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 8 anos Terça-Feira | 16 fevereiro 2016 | 08:42

Bom dia,

Preciso retificar uma dctf do seguinte caso:

- Dctf 05/2015, foi efetuado o pagamento do Cofins com atraso em 31/07/2015.
- Valor inicial do debito R$ 407,70. O pagamento foi efetuado sem juros/multa.

-Em consulta no relatório fiscal da empresa, constava o valor de saldo devedor R$ 46,52.
- Feito um Darf complementar para pagamento desse saldo (o mesmo calculado com juros/multa).
- Pagamento do Darf efetuado, feita Dctf retificadora acrescentando este valor.

Porém, ainda consta este saldo de R$ 46,52 em aberto na receita federal.

Alguma dica sobre como retificar a Dctf?

Abraço,

Marisa Santana

Rafael Salgado

Rafael Salgado

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 16 fevereiro 2016 | 09:32

Marisa, Bom Dia!


Esse pagamento já tem pelo menos 5 dias úteis? Esse é o prazo "mais ou menos" pra receita computar o pagamento. Na sua DCTF retificadora você incluiu este valor do darf complementar como pagamento ou como débito?

No meu caso, eu não retifico DCTF com pendências de pagamentos, o importante é declarar o valor a pagar e os pagamentos efetuados até a data de transmissão da mesma, o que ficou em aberto o próprio sistema da RFB computa como baixado após os pagamentos sem a necessidade de retificação de DCTF. Não tenho certeza se tem algo especifico na legislação sobre esta questão, porém na prática acontece deste modo.


Grato!

Atenciosamente,
   
Rafael Salgado
Contador, Administrador e Consultor Tributário
CRC/PA nº 020846/O-0
Celular: (91) 98288-8482
e-mail: [email protected]
Antes de imprimir pense em sua responsabilidade e compromisso com o MEIO AMBIENTE!
Adailson Silva

Adailson Silva

Ouro DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 7 anos Sexta-Feira | 11 novembro 2016 | 10:57

Olá boa bom dia,

mês passado foi gerado um IPI a pagar de R$ 5,00 não declarei pagamento da DCTF.

Nesse mês foi gerado mais R$ 6,00 de IPI, como devo declarar na DCTF ?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.