x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 445

Imposto de renda 2016

JACIARI PEREIRA DA SILVA

Jaciari Pereira da Silva

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 23 fevereiro 2016 | 09:44

Bom dia a todos.
Tenho pouquíssima experiência com Imposto de Renda pois apenas faço os de casa, este ano estou num escritório e consequentemente terei que fazer as declarações.
Estou preenchendo o rascunho do irpf de um cirurgião ortodôntico, na aba rendimentos, pois vocês devem estar ciente que agora é obrigatório informar o cpf de todos os clientes que realizaram pagamentos pelo serviço prestado, porém há alguns recibos que foram emitidos em cnpj, certamente a empresa efetuou o pagamento para seus funcionários, mas na aba Rendimentos tributáveis recebidos de pj, não tem campo para pôr o beneficiário, ao contrário de Rendimentos tributáveis recebidos de pf, no qual há a opção para 2 cpf, um pagante e um beneficiário.
O cirurgião dentista não possui cnpj, somente cei, ele não emite nota fiscal, apenas estes recibos, mas a informação que recebi é que estes recibos não tem valor fiscal quando emitido para cnpj. Alguém poderia me ajudar sobre o que fazer? Lanço como recebimento de pj sem por beneficiário mesmo?
Obrigada.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 8 anos Terça-Feira | 23 fevereiro 2016 | 13:05

Boa tarde Jaciari

Se este contribuinte prestou serviços à pessoa jurídica, os rendimentos devem ser declarados na ficha "Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoas Jurídicas".

Neste caso não é necessário o CPF do pagador e o do beneficiário

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.